top of page

Alambique Paratiana, Paraty - RJ

  • renatabarrosmsouto
  • 11 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura


Paraty tem muito a oferecer aos viajantes, além de praias, gastronomia e arquitetura histórica. A cidade também é um dos berços da cachaça no Brasil.


A produção de cachaça é uma atividade centenária em Paraty. Historiadores acreditam que foi em alambiques da cidade, por volta de 1600, que a cachaça começou a ser fabricada no país.

Sua importância sócio econômica foi tão grande que acabou tendo seu próprio nome (Paraty) como sinônimo de aguardente até meados do século XX.


Foto: Soutos no Mundo

A visita à um alambique oferece a oportunidade de aprender sobre a história da bebida e da cidade, além de conhecer a produção da cachaça e degustá-la.


Eu visitei o Alambique da Paratiana e vou compartilhar aqui neste post a minha experiência.

Confira.



O Alambique

Fundada em 1999 por José Carlos Miranda e seu irmão, Paulo Eduardo Gama Miranda, o premiado alambique está localizado em um antigo casarão, cercado por mata atlântica e ladeado por cachoeiras, no bairro da Pedra Branca.



Aliando equipamentos modernos ao modo tradicional de fabricação, a Cachaça Paratiana é caracterizada pelo aroma marcante, e seu sabor é diferenciado pois a cana-de-açúcar, após selecionada, gera um puro suco, que é fermentado de forma natural, em dornas de aço inoxidável.


A destilação é feita em alambiques de cobre e apenas a melhor parte do destilado é extraída do processo e envelhecida em barris de amendoim, carvalho e jequitibá.



O tour

A Paratiana oferece tour guiados gratuitos, seguidos de degustação.

A visita começa pela sala onde estão as barricas de diferentes tipos de madeira e onde você conhecerá mais sobre o processo de envelhecimento da cachaça.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo



Na sequência, os visitantes irão ver de perto os destiladores de cobre e saber mais sobre o processo de destilação. Também podem conhecer o Museu da Cachaça, que expõe centenas de garrafas de todo o Brasil.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Ao final do tour acontece a degustação. Nele os visitantes aprendem, que a cachaça branca, guardada em barris de jequitibá, é a melhor para caipirinhas porque o sabor não briga com o sabor da fruta. Já a envelhecida em carvalho, de tom amarelo-ouro, é para ser apreciada pura.

Foto: Soutos no Mundo


No local também tem um bar que serve doses de cachaças e diversos drinks feitos com a bebida.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo



Alambique Paratiana

Diariamente: 10h às 17h – Aos Domingos até as 16h

Endereço: Estrada da Pedra Branca km 1 N° 1100

Telefone: +55 (24) 3371-9620

Comments


bottom of page