top of page

Auckland, Nova Zelândia

  • renatabarrosmsouto
  • 22 de mai. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022



Apesar de não ser a capital, Auckland é a maior cidade da Nova Zelândia. Localizada na Ilha Norte do país, a cidade conta com uma população superior a 1,6 milhão de habitantes, que representa mais de 1/3 da população total da Nova Zelândia.



O que visitar:


CBD

O centro de Auckland, chamado pelos neozelandeses de CBD, é compacto e facilmente percorrido a pé.

A Queen Street é a rua principal, onde está boa parte do comércio do centro. Percorra ela em direção ao porto. Paralela a ele está a Quay Street, na região do Britomart, área repleta de restaurantes (que falaremos abaixo). Passe e observe o bonito Ferry Building, construído em estilo Victoriano. Caminhe pelos píers e atravesse a ponte pencil. Logo a frente está o Fish Market.


Foto: De Malas Prontas


Auckland Fish Market

Criado em 1904, o Fish Market tem sido o local dos frutos do mar da Nova Zelândia há mais de 100 anos. Após ser reformado, o Auckland Fish Market é, atualmente, um local para por apaixonados por gastronomia já que possui diversos restaurantes. Nós fizemos uma parada no fim da tarde e provamos alguns aperitivos de frutos do mar acompanhados de vinho local.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Britomart

Britomart é um complexo comercial com uma série de restaurantes, bares e lojas variadas. A área tem uma rica história como o primeiro centro mercantil de Auckland e abriga uma das maiores concentrações de edifícios históricos da cidade. Após um longo período de abandono nos anos 1980 e 1990, a Britomart foi revitalizado e ganhou uma nova cara. Atualmente, é um lugar perfeito que reúne lojas bacanas, restaurantes premiados e bares.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Sorveteria Giapo

Não deixe de visitar a Giapo’s Ice Cream, sorveteria do chef Gianpaolo Grazioli, que usa ingredientes locais e inovou na forma de como as pessoas experimentam e degustam o sorvete. A Giapo se tornou famosa por suas criativas esculturas de sorvete.

A visita à loja começa com uma apresentação dos ingredientes e dos sabores de sorvetes, seguida da apresentação das esculturas de sorvete. Dentre elas o cone "selfie! com uma moldura comestível de chocolate, os "anéis" de sorvete para serem vestidos em seus dedos, a icônica Sky Tower e uma lula de chocolate.


Foto: De Malas Prontas
as esculturas de sorvete Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

A Giapo fica na 12 Gore Street, Britomart.



Sky Tower

A Sky Tower, principal ponto turístico de Auckland, é uma torre de telecomunicações, que possui 328 metros de altura e é considerada a 25ª torre mais alta do mundo. no topo dela está localizado o deck de observação e um restaurante giratório.

E se você for corajoso, a torre ainda oferece duas atrações radicais: o SkyWalk, uma caminhada por fora da torre no nível do observatório, e o SkyJump, um salto externo da torre, auxiliado por cabos.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Nós jantamos no restaurante Orbit 360° Dining, o único restaurante giratório da Nova Zelândia, localizado a 190 metros do solo, que gira 360º a cada hora, oferecendo vista panorâmica da cidade aos visitantes. Ele possui um delicioso menu a la carte inspirado na culinária kiwi, típica da Nova Zelândia.


a vista do restaurante giratório Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Kelly Tarlton´s Sea Life Aquarium

O Sea Life Aquarium foi inaugurado em 1985 , fruto da visão do mergulhador e pesquisador marinho neozelandes Kelly Tarlton, que transformou uma desativada estação de tratamento de esgotos, em um interessante aquário marinho. Ele é considerado pioneiro em conceitos adotados em vários outros aquários pelo mundo, como o uso da a esteira interna e dos painéis acrílicos curvos.


A aquário reúne mais de 1500 animais, divididos em 50 espécies e 8 galerias de exposições. No local, estão peixes, pinguins, tubarões, polvos, lulas, cavalos-marinhos, águas-vivas e muitas outras formas de vida marinha.


Para nossa família os destaques foram:

- a Antarctic Ice Adventure, onde pode-se ver uma colônia de quase 100 pingüins antárticos. Os pingüins existentes no aquário de Auckland são de 2 das 17 espécies de pinguins existentes no mundo (Pingüins Reais e Gentoo).

- NIWA Southern Oceans Discovery, dedicada aos animais de água gelada, e onde está exposta uma (aterrorizante) lula gigante conservada em formol, águas vivas e os spider crabs.

- Stingray Bay, um tanque de acrílico de 350.000 litros que contém 2 espécies de arraias, algumas delas com mais de 250 kg cada e que possuem uma envergaduda de mais de 2 metros.

- Shark Túnel e Ocean Discovery, ambos acessíveis pelo primeiro túnel de acrílico do mundo, que possui 110m de comprimento.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


O Aquário possui em sua área central um espaço de recreação para as crianças, tanques onde elas podem tocar as estrelas do mar e um café para os pais. Bem na frente das mesas do café está a grande janela com vista para a Baia. E como o Aquário está localizado praticamente no nível abaixo da rua, a água da baía bate no vidro, dando a sensação que voê está praticamente no mar.

Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Nós fizemos o tour nos bastidores (chamado Behind the Scenes tour) do Aquário e foi muito legal! Além de conhecer toda a infra estrutura para manter o funcionamento dos tanques, os bercários e processo para receber novas espécies, também pudemos alimentar peixes e tubarões.


alimentando os peixes Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Dica:

Na Quay Street há um ponto de ônibus para pegar o Shuttle Bus para o Aquário. Minha filha amou quando viu o ônibus chegando no ponto: um ônibus "fantasiado" de tubarão!


o ônibus tubarão! Foto: De Malas Prontas



Restaurantes:


Amano

Em Britomart, almoçamos no restaurante Amano, um italiano com ambiente de muito bom gosto com linda decoração. A comida estava ótima.

(66-68 Tyler Street, Britomart)



Odettes Eatery

Um restaurante charmoso, com decoração no estilo escandinavo, que serve opções de café da manhã, almoço e jantar. Nós fomos para um brunch, e os pratos são grandes e deliciosos.

(79 Wellesley Street)








コメント


bottom of page