Bali, Indonésia
- renatabarrosmsouto
- 16 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Bali é famosa pelas ondas perfeitas, pelos campos de arroz, os templos hinduístas, yoga, meditação e comida deliciosa. No entanto, todos estes atrativos estão espalhado por diferentes regiões da ilha e a locomoção em Bali é bastante complicada, com muito trânsito, tomando por muitas vezes, horas para se deslocar de um ponto a outro.
Para curtir Bali e explorar tudo de bom que a ilha oferece, sugiro que antes de mais nada, você decida qual é o tipo de experiência que você quer ter, para que possa identificar qual a região é a ideal para você se hospedar. Por exemplo, se você quer vivenciar os campos de arroz, yoga, galerias de arte e templos: Ubud é o lugar. Se você quer agitação, praias, beach clubs, centrinho movimentado com lojas descoladas, seu lugar é Seminyak. Surfista? Seu lugar é Uluwatu.
O que visitar:
Trekking no Vulcão Monte Batur
Sem dúvida, subir o Monte Batur está no topo da lista do que fazer Bali, e você não vai se arrepender de acordar cedo. A caminhada começa às 3:30 da manhã e a subida até o topo leva cerca de 2h30. O nascer do sol é visto lá de cima da cratera que fica a 1.717m acima do nível do mar e torna a vista ainda mais incrivel. O tour ainda inclui café da manhã, um banho em fonte termal e massagem balinesa, muito bem vindos após tanto esforço.








Potato Head Beach Club - Seminyak
Sua fachada é linda, composta por múltiplas camadas de venezianas. Localizado a beira da praia, possui uma piscina de borda infinita e restaurante com comida internacional. As espreguiçadeiras, camas, mesas e pufes ao redor da piscina, são muito disputados.





Lojas de Seminyak
Passeie no fim de tarde pelas lojas próximas a Seminyak Square, a parte mais comercial da região. Elas estão repletas de saídas de praia lindissimas, maiôs e biquinis, lindas bolsas de palha, cangas balinesas e muitos outros acessórios.
Restaurantes em Seminyak
Em Seminyak tem um grande variedade de restaurantes para agradar qualquer paladar. Tem pub, tem restaurabte grego, italiano, bbq, japonês, de hamburger.
Taman Ayun Temple
O Pura Taman Ayun foi construído em 1634 e está protegido por um fosso. Seus visitantes não podem acessar seu o interior, mas podem contemplá-lo do muro que o rodeia.
O templo estende-se em um terreno com belos jardins e várias merus (pagodes) de diferentes alturas. Todo o complexo foi concebido para simbolizar a casa mitológica dos deuses, o Monte Meru, flutuando no mar da eternidade.
O Templo Taman Ayun está situado no sul de Bali é uma parada obrigatória na subida para os terraços de arroz de Jatiluwih.








Terraços de arroz de Jatiluwih
Se você quiser ver os terraços mais espetaculares e magníficos de Bali, você tem que visitar Jatiluwih, eleito pela UNESCO Patrimônio da Humanidade.
Localizado em uma área rural a 700m acima do nível do mar na parte ocidental de Bali, dispõe de terraços de arroz deslumbrantes, que se estendem desde o pé da montanha até o litoral. Alguns destes campos de arroz foram criados a mais de 500 anos, e ainda são modelos de um excelente sistema de irrigação.
Os visitantes podem caminhar pelas trilhas através dos campos de arroz, admirar as ondas verdes no mar de suas folhas que se movem com o vento.
Nós almoçamos em um dos restaurantes que tem vista para os terrações de arroz.




Templo Ulun Danu Bratan
Localizado nas montanhas centrais de Bali, esse é um dos templos mais visitados na ilha. O templo Ulun Danu Bratan está em uma das margens do lago Bratan e juntamente com o design do templo, formam um cenário divino. Em épocas em que o lago está cheio, ele parece ter sido feito dentro da água. Construído no século XVII, o templo homenageia o deus da água, Dewi Danu, e tem diferentes santuários.


Tanah Lot O Tanah Lot é um Templo pitoresco, construído sobre uma rocha e é um local de peregrinação hindu. É apenas acessível quando a maré está baixa, ficando completamento "ilhado" pela água na mará alta. Quando a maré recua, os visitantes podem atravessar e seguir o até a base do templo. O pôr-do-sol em Tanah Lot é um belíssimo e fascinante espetáculo, que acontece bem atrás do templo.
Mas prepare-se para encarar uma multidão. Além de muitos turistas disputando uma bela foto, você ainda encontrará ambulantes vendendo aviões e pipas para crianças ou oferecendo foto com cobras.





* Nós contratamos um guia para o passeio de um dia todo para o Templo Taman Ayun + Templo Ulun Danu Bratan + Campos de Arroz de Jatiluwih + Templo Tanah Lot .
O que visitar em Ubud e arredores:
Considerada a capital cultural de Bali, Ubud fica em meio à floresta e está repleta de lojas de artesanato, galerias de arte, deliciosos restaurantes e cafés. E muitos templos.
Templo Tirta Empul
O templo possui várias “piscinas” com fontes de onde jorra a água sagrada. Cada uma dessas fontes tem um significado diferente: uma para pedir ou agradecer algo relacionado à saúde, outra amor, família, dinheiro e etc. O lugar é lindo e tem uma energia incrível. Meu templo preferido em Bali!









Terraços de arroz em Tegalalang
embora não seja o maior terraço de arroz de Bali, é o mais famoso. Acredito que seja porque ele está mais próximo de Ubud. Mas mesmo assim você poderá tirar fotos lindas e curtir o lugar.


Floresta de Macacos
Nesta atração você encontrará uma floresta, onde ficam três templos e cerca de 600 macacos. Os macacos são considerados como animais sagrados e guardiões dos templos.

Ubud Market
O Ubud Market fica em em frente ao Ubud Palace, e vende diversos tipos de artesanato local.
Day use no Hotel Intercontinental em Jimbaran
Nós passamos um dia delicioso neste lindo hotel que fica na Praia de Jimbaran. O pacote de day use inclui um valor de consumação e acesso ao spa.




Rock Bar
Existem vários lugares na ilha que são perfeitos para apreciar o por do sol, escolha o seu preferido. Nós fomos vê-lo no Rock Bar que fica no Ayana Resort, em Jimbaran.
O Rock Bar abre às 16h e não faz reservas. Portanto, é preciso chegar cedo para conseguir uma mesa. Atente-se também para o dress code: não é permitido a entrada com trajes de banho, regada, bermuda nao social e chinelos.
Para descer até o Bar é preciso pegar um pequeno bondinho. A vista do local realmente é linda e o Bar está espalhado sobre as rochas.





Uluwatu
Esta é a melhor área de surf em Bali e onde estão as praias mais lindas da Ilha. Areia branca e mar azul, mas para acessá-las é necessário encarar a descida da falésia,que algumas vezes se dão através de acessos bem rústicos.
Além das praias mais bonitas de Bali, outra atração imperdível nesta área é o Templo de Uluwatu, um templo hindu localizado no topo de um penhasco 70m acima do nível do mar. E é nele que voê poderá assistir à dança típica balinesa.
Hospedagem:
Nós dividimos nossa hospedagem em 2 partes:
- na primeira parte nós nos hospedamos em Seminyak, que é a região com a praia mais badalada, com restaurantes, beach clubs, hostéis boutique e lojas bacanas. É uma área bem movimentada e com uma vibe legal. Mas as praias são bem mais ou menos. Areia e mar escuros.
- na segunda parte nós ficamos em Sanur, que é uma outra área mais calma, sem badalação e com uma praia ok.
Em ambas nós nos hospedamos em uma villa com piscina. O legal deste esquema é poder ter o serviço de arrumação e café da manha, mas com o conforto de uma casa. Estando em uma villa você também poderá contratar um chef para vir fazer um jantar de comida local, uma experiência gastronômica bem legal. Fora que é bem conveniente poder curtir a piscina em um fim de tarde, após praia ou passeios.
* Chegando em Bali: sugiro contratar um shuttle para fazer seu transfer do Aeroporto para o hotel. Se você estiver em uma villa também pode negociar que um carro arranjado por eles vá te buscar. As vezes já está até incluso na tarifa de locação da villa. Não deixe de verificar.
Comments