Barra Grande - Piauí
- renatabarrosmsouto
- 1 de set. de 2023
- 5 min de leitura

Situada no litoral do Piauí, Barra Grande atrai turistas do mundo todo por sua beleza natural única e para a prática de kitesurf. Embora seu vilarejo seja pequeno, sua praia é extensa, com ventos fortes e constantes, o que a torna uma queridinha dos kitesurfistas, que vem do mundo todo.
E apesar da ventania, o mar é calmo, o que torna sua praia bastante democrática, que agrada tanto quem quer descansar, quanto quem quer se aventurar nos esportes aquáticos.

O local possui uma boa estrutura para receber os turistas, com barracas na praia e restaurantes na vila, mas ainda possui aquele charme rústico.
Barra Grande é um lugar encantador e (ainda) pouco frequentado no nordeste brasileiro.
O que o torna ainda mais especial e o destino perfeito para quem gosta de praias mais tranquilas.

Confia abaixo todas as dicas para curtir Barra Grande!
Onde fica:
Barra Grande fica no município de Cajueiro da Praia, no Piauí, bem perto da divida com o estado do Ceará. Está a apenas 175 km de Jericoacoara, no Ceará. Ou seja, para quem vem do Sudeste ou Sul, é uma ótima opção de Aeroporto, com o melhor custo-benefício.
De Teresina à Barra Grande são 368 km. Já para quem vem de Parnaíba - a cidade base para conhecer o lindo Delta do Parnaíba - são apenas 75 km.
Já comprou suas passagens? Ainda não? Então acesse o link abaixo e encontre as melhores tarifas do mercado, junto a todas as cias aéreas, através do Vai de Promo, uma meta buscadora.
Confira aqui:
https://www.vaidepromo.com.br?utm_medium=afiliado&pcrid=9597&utm_source=site-blog&pcrtt=soutosnomundo
Quando ir:
A alta temporada é de julho à dezembro, no chamado período de seca. De Agosto a Dezembro as condições climáticas são favoráveis à pratica de kitesurf. No mês de agosto Barra Grande fica cheia de estrangeiros que vem praticar kite por lá.
Em Dezembro o vilarejo fica bastante movimentado com os turistas que vem de todo o Brasil para as famosas festas de reveillon.
Onde ficar:
Barra Grande possui uma boa variedade de pousadas, para diferentes gostos e orçamentos. Há também alguns (poucos) hotéis boutiques. Ainda tem uma grande oferta de casas para quem está indo em grupos maiores.
A Pousada BGK fica a beira-mar e é famosa pela galera do Kitesurf. O Chic Hotel Boutique tem quartos sofisticados. O La Plage tem arquitetura e decoração inspirada na Grécia e está localizada bem no centrinho da vila. o Manati Hotel possui uma proposta de sofisticação sem ostentação e tem uma excelente estrutura com piscina, playground, academia, sauna e sala de massagem.
Eu fiquei hospedada na Amoreira Pousada, que é bem charmosa, tem apenas 7 quartos, todos espaçosos. Ela não é pé na areia mas tem boa localização, está a poucos minutos da praia e do centrinho da vila.
Tem um ótimo café da manhã e uma piscina gostosa para um mergulho no fim do dia, depois da praia.



Quando você reserva seu hotel clicando nos links aqui do meu post, eu recebo uma pequena comissão do site. Isso ajuda (e incentiva) a manter um blog completo e sempre atualizado. E o melhor, você nao paga nada a mais por isso. Obrigada! :)
A praia:
A praia de Barra Grande possui uma ampla faixa de areia junto ao mar tranquilo e com ótima temperatura. Perfeita para quem está com crianças.
Possui barracas, restaurantes e barraca de drinks. E o por do sol é lindo.





Você pode escolher uma barraca/ bar para curtir seu dia na praia. A Pé de Vento é da Pousada BGK e é bem disputada no por do sol.
O Bar da Vila é o beach club do restaurante Vila dos Poetas. Com uma boa estrutura (tem diferentes tipos de espreguiçadeira/ gazebos, tem chuveiros e banheiros), o Bar da Vila tem ótimas opções de petiscos e drinks. Aos finais de semana tem música ao vivo. Um lugar delicioso.




O que fazer:
Kitesurf:
Barra Grande possui várias escolas de kitesurf. Você pode fazer aulas. A boa notícia é que a praia e os ventos de Barra Grande são ótimas tanto para iniciantes quanto para quem já pratica a bastante tempo. Vale dizer que o tempo recomendado de aulas para iniciantes, é de 10 horas, divididas em 5 dias.

Praia da Barrinha:
Localizada a apenas 3km de Barra Grande, a Praia da Barrinha é bem calma. Ela possui menos estrutura mas ainda sim, tem 2 opções de barracas/ restaurantes. Eu estive no La Orla, que tem um cardápio bem completo, com opções de frutos do mar e comidas nordestinas. As caipirinhas são ótimas.



Cajueiro Rei:
Com mais de 200 anos, o Cajueiro Rei possui 8.880 m2 de um único pé de caju. Ele disputa o título de maior cajueiro do mundo com outro enorme cajueiro localizado no Rio Grande do Norte.


Lençóis Piauienses:
Você pode contratar um guia com carro 4x4 (ou quadriciclos) e ir conhecer um dos destinos mais lindos do estado o Piauí: os Lençóis Piauienses! Além da aventura do 4x4 nas dunas e paradas para muitas fotos, você também pode tomar banho em duas lindas lagoas: a Lagoa do Sossego (menor mais uma delícia) e na Lagoa do Portinho. O fim de tarde foi nas dunas onde fechamos o dia com chave de ouro com um por do sol lindíssimo.
Para este passeio eu recomendo a empresa Quadri Aventuras.

Praias de Luis Correa:
Se você quiser esticar um pouco mais, você pode ir até a cidade vizinha de Luis Correa e passar o dia em uma das praias da região. São elas Maramar, Macapá ou Itaqui. Todas possuem infra estrutura com barracas e restaurantes.


Centrinho:
Quando o sol se põe, o centrinho de Barra Grande é "o point" do vilarejo de Barra Grande. Aos finais de semana tem uma feirinha bem legal.
Tem algumas lojinhas bem charmosas. Eu amei esta loja de decoração.
Não deixe de ir na Sorveteria Ora Bolas que tem vários sabores de frutas locais.
E imperdível é tomar uns drinks no A Oca.
Onde comer:
Grande parte dos restaurantes fazem questão de divulgar que seus peixes são da região, produtos frescos e que incentivam a produção local de legumes e verduras.
A Oca
Com um ambiente bem despretensioso, "pé no chão" prepare-se para um atendimento super simpático, bons drinks e uma comida maravilhosa.
Foi aqui que comi o melhor risoto de camarão dos últimos tempos.

Mô Restaurante
Com um ambiente charmoso, o Mô oferece uma cozinha afetiva e tem um cardápio bastante extenso. Ele fica dentro da Pousada Titas. Eu amei o o nhoque de macaxeira e creme de queijo de cabra acompanhado de carne de sol. Estava bem gostoso.
Leia os outros posts da minha viagem pelo Piauí:
Comments