Biblioteca do Monastério Strahov, Praga - República Tcheca
- renatabarrosmsouto
- 18 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Dentro do Strahov Monastery, em Praga, está uma das bibliotecas mais lindas do mundo.
Seu acervo é composto por 250 mil livros, a grande maioria deles, de religião, usados para o estudo dos monges. Ela abriga também 40 mil livros e uma coleção rara de catálogo do Louvre da França, presente de Catarina, segunda mulher de Napoleão Bonaparte.
A biblioteca é composta por duas salas:
- a Sala Teólogica que abriga as raridades que os monges guardam há mais de quatro séculos. Seu teto é coberto por afrescos que descrevem passagens da Bíblia, sobretudo o Livro dos Provérbios.
A “roda da compilação”, encomendada pela biblioteca em 1678 e usada para compilar textos, também está nesta sala.



- a Sala Filosófica foi construída no final do século XVIII e abriga um lindíssimo afresco em seu teto, feito pelo pintor vienense Anton Maulbertsch. O afresco tem como tema “O Progresso Intelectual da Humanidade”: de um lado figuras como Moisés, Adão, Eva, Caim e Abel, Noé, Salomão e David. De outro, o desenvolvimento da civilização grega até Alexandre, O Grande, pintado ao lado de seu mestre Aristóteles.
O Novo Testamento, com São Paulo pregando diante do monumento a um deus desconhecido no Areópago de Atenas, também está expressado na pintura. A ciência é retratada nas figuras de Pitágoras e Sócrates.
A inscrição Initium Sapientiae Timor Domini (O começo da sabedoria é o temor a Deus), está escrito sobre os portões em ferro que levam ao espaço que une as duas salas.
Nas estantes de nogueira está o acervo de livros sobre filosofia, tratados de astronomia, matemática, história e etc.

Informações Úteis:
A biblioteca do Monastério Strahov pode ser visitada todos os dias. Verifique o horário e valor do ingresso através do site oficial do Monastério https://www.strahovskyklaster.cz/
No interior do mosteiro também está a Igreja da Assunção da Virgem Maria. Nela estão guardados os restos de São Norberto, o fundador da ordem Mostense, assim como um órgão tocado várias vezes por Mozart, em suas visitas a Praga.
O acesso à igreja só está permitido no horário das cerimônias.
O Monastério tem sua própria cervejaria. Recomendo a visita! Aqui você encontra as informações sobre minha visita. https://www.renatabarrosdosouto.com/post/praga-rep%C3%BAblica-tcheca
コメント