top of page

Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro

  • renatabarrosmsouto
  • 29 de jan. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022



O CCBB – Centro Cultural do Banco do Brasil – é um dos museus mais visitados do Rio de Janeiro e do Brasil e é uma visita imperdível no Centro da cidade. O espaço recebe atrações culturais, como apresentações musicais, teatro, cinema e exposições temporárias e sedia também o Museu do Banco do Brasil.


Localizado em um prédio histórico*, onde sediava a antiga sede do Banco do Brasil, seu interior é de tirar o fôlego. Uma imensa clarabóia na abóboda principal, inunda de claridade o saguão principal. Preste atenção nas sancas (a quina do teto com a parede), lustres, pisos e acabamentos das pilastras que compõem o saguão de entrada e os outros andares.


Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas



*Sobre o prédio:

Inaugurado como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em 1906, sua rotunda abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático no mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando a instituição se mudou para Brasília, a nova capital.



O CCBB funciona de quarta a segunda, de 09h às 20h (Fecha às terças) e a programação de exposições e eventos pode ser conferida no site (ccbbrio@bb.com.br).



No segundo andar está localizada uma filial da Confeitaria Colombo, que há mais de 100 anos faz história no Rio de Janeiro. Uma ótima opção para fazer uma parada para um lanchinho e/ou café.




Dica:

O CCBB fica bem perto de outras atrações como o Museu da Marinha, a Igreja da Candelária, O Museu do Amanhã, o Boulevard Olímpico , onde se encontram a Roda Gigante e o Aquário. Aproveite para visitá-los!





Museu Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro Horário: De quarta a segunda, das 9h às 18h.

Visita tem que ser agendada.

Comments


bottom of page