Culinária japonesa: o que você não pode deixar de comer em sua viagem no Japão
- renatabarrosmsouto
- 15 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Se você não é fã de sushi, se arrepia só de pensar que não vai ter o que comer em uma viagem ao Japão e por este motivo, fica adiando conhecer este país incrível, este post é para você!
Aqui eu irei desmistificar a comida no Japão. E você vai ver que dentre muitas opções, alguma irá agradar seu paladar!
A comida japonesa não se resume ao peixe cru. Eles possuem uma vasta gama de pratos, ensopados, cozidos no vapor, fritos e churrasco. Alguns deles podem lhe parecer estranhos e até ter nome dificil de pronunciar, mas tenho certeza que alguns vão te dar água na boca.
Abaixo fiz uma lista das comidas que você não pode deixar de comer em sua viagem ao Japão. Confira:
Sushi e Sashimi
O sushi é um bolinho de arroz temperado com vinagre, açúcar e sal, acompanhado de uma fatia fina de peixe cru por cima. Já o sashimi é composto por fatias de peixe cru ou outros frutos do mar, consumidas com wasabi (raíz forte) e shoyu (molho de soja).



Tempurá
Este prato é composto por camarão fresco, peixe e legumes, fritos e cobertos com uma delicada massa crocante a base de ovo, água gelada e farinha, batidos. O tempura é servido com um molho especial chamado tentsuyu. É um caldo feito de alga kombu ou cavala seca, vinho de arroz mirin muito doce e molho de soja. Para um sabor refrescante, são oferecidos gengibre e rabanete ralado.

Ramen
O Ramen foi trazido da China no começo do século XX, e rapidamente conquistou os consumidores. É uma sopa quente com macarrão de trigo. Existem 4 tipos principais de caldos de Ramen:
Shio é mais claro e mais leve com um sabor salgado marcante.
Shoyu – é o mais familiar para nós brasileiros, e é feito à base do molho de soja, possui aroma leve e cor marrom clara.
Miso é considerado um caldo mais grosso, bem opaco, mas saboroso, feito do que chamamos de pasta de soja.
Tonkotsu – esse é cozido com ossos de porco por cerca de 12 a 20 horas. É muito saboroso.



Tonkatsu
O Tonkatsu é um suculento filé de porco à milanesa. Ele costuma ser servido acompanhado de salada de repolho e um molho de gergelim. É uma delícia!

Okonomiyaki
O Okonomiyaki é uma mistura de panqueca e omelete. Em Hiroshima o Okonomiyaki é muito famoso e bastante fácil de ser encontrado. Todo okonomiyaki leva farinha, ovo e dahi (um tempero de peixe típico do Japão).
Normalmente são colocados bacon (ou outra carne de porco), repolho, vegetais, polvo, camarão, cebola, cebolinha. Quando pronto, é adicionado o molho e maionese.

Wagyu
Uma das iguarias mais caras da culinária japonesa, a carne de wagyu (e sua variedade chamada Kobe) é marmorizada, extremamente macia e derrete na boca.
A carne, com pouco sal, é feita em uma grelha e deve ser consumida ao ponto, de forma que a gordura do mármore atinja o ponto de fusão desejado. Os acompanhamentos costumam ser legumes sazonais.



Guioza
Um pastel de massa super fina e recheado de carne com legumes. Ele pode ser frito ou cozido.
O meu favorito é de porco com repolho.

Takoyaki
Um dos petiscos mais populares da culinária japonesa, o Takoyaki é um bolinho de polvo que pode ser frito ou grelhado. Não deixe de observar o processo de produção dele, onde a massa é colocada em uma grande chapa com furinhos e finalizados com molhos e algas aonori.

Bao
Farinha de trigo, fermento e água. Esses são os principais ingredientes de uma receita oriental que já caiu no gosto dos brasileiros. O Bao ou em inglês, bun, é um ‘pãozinho’ cozido a vapor e que pode ser recheado com carne de porco ou outros recheios. Delicioso.

Veja também:
Comments