Espírito Santo do Pinhal, SP
- renatabarrosmsouto
- 10 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2022

Espírito Santo do Pinhal está localizada na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira, a 198 km da capital paulista (aproximadamente 2h30 de viagem).
O município se desenvolveu com a ajuda do cultivo do café, graças aos imigrantes italianos que por ali se instalaram. Essa influência ainda é bastante presente na cidade onde você verá casarões e outras construções antigas, erguidos desde a grande era do café na região.
A cidade e o café
Situado em uma região montanhosa, com clima ideal para a cafeicultura, Pinhal se destacou como origem predominantemente dos chamados cafés finos, que são procurados pelos importadores mais exigentes.
Se você quiser conhecer mais sobre o café na região, o tour "Do genoma à xícara" possui roteiro histórico que mostra toda a importância do café, e o caminho que ele percorre para se tornar o que utilizamos em casa.
Centro histórico
A Igreja Matriz da cidade fica localizada na praça central da cidade (a Praça Independência), e está muito bem preservada. A praça é bem bonitinha e tem os elementos típicos de uma praça do interior: fonte luminosa, coreto.





A Praça da Independência é também um marco na história de Pinhal, pois é rodeada de casarões e outras construções antigas, muito bem preservadas, erguidos desde a grande era do café na região.





O Palácio do Café é um imponente edifício na Praça Rio Branco, que já sediou o Paço Municipal durante alguns anos até se tornar um espaço dedicado ao grão então conhecido como “ouro negro”. Em frente ao edifício está a estátua de bronze, de Lecy Beltran “O Colhedor de Café” , que presta homenagem aos trabalhadores das fazendas de café.


Onde comer
Localizado no centro de Pinhal, o Opção Trattoria recebe seus clientes em um espaco aconchegante com clima familiar. O restaurante faz questão de usar produtos regionais em seus pratos, como a polenta feita em moinho antigo, os cafés e vinhos locais.
A chef Ale Lourenço resgatou algumas tradições culinárias dos povos italianos que se mudaram para o lugar, no começo do século XX. Da sua cozinha saem pratos regionais, massas caseiras recheadas, carnes suculentas, e sobremesas que levam um toque do café plantado ali.



Enoturismo: o novo atrativo
O clima, temperatura e quantidade de sol garantem uma área fértil para o cultivo de uvas, o que vem tornando Espírito Santo do Pinhal um promissor terroir, especialmente para o tipo Syrah, de origem francesa.
A antiga fazenda de café da cidade foi transformada em vinícola pela família Guaspari.
O primeiro vinho foi produzido em 2008 de forma totalmente artesanal, mas hoje, a área de plantio é grande.
A Guaspari oferece 3 tipos de visitas:
Visita a Vinícola: você fará uma visita guiada por todo espaço da vinícola, ver a produção, etc. Ao final, tem a degustação de 4 rótulos. (esta visita não permite a entrada de crianças);
Degustação guiada: aqui você degustará 4 rótulos.
Wine Garden: localizado ao ar livre, no Wine Garden você poderá degustar os rótulos da casa, provar algumas delícias disponíveis no cardápio em meio a um cenário bem agradável. E o melhor, as crianças podem brincar no grande gramado.
Dica: Para a visita e degustação é necessário fazer reserva com antecedência.








Outros produtores de vinho estão se desenvolvendo na região, fomentando o enoturismo. Alguns deles já estão recebendo visitantes.
Passeios na natureza
Você também poderá fazer passeios guiados em estradas de terra pela região da Serra da Mantiqueira, em meio a lindas paisagens. Você pode fazer um tour de moto, bicicleta ou a cavalo.
Hospedagem
Espírito Santo do Pinhal possui opções de hospedagem em charmosas propriedades disponíveis no Airbnb. Se hospedar em uma casa com bastante conforto, que acomode a família toda e até amigos com privacidade, é uma ótima opção e garantia de um fim de semana especial.
A cidade também possui algumas pousadas como a Famiglia Barthô , a Villa do Poeta e Hospedaria Casa de Pedra.





Comments