Exposição Amazônia, São Paulo
- renatabarrosmsouto
- 8 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022

Iniciada em 15 de fevereiro, está em cartaz na Área de Convivência do Sesc Pompeia a exposição “Amazônia – Sebastião Salgado“. Idealizada pela curadora Lélia Wanick Salgado, a mostra traz o resultado de sete anos de imersões fotográficas do artista na Amazônia brasileira, com 205 imagens inéditas no Brasil.







Sebastião Salgado passou longas temporadas em doze comunidades indígenas isoladas, navegou no gigantesco Rio Amazonas e seus afluentes e sobrevoou a densa floresta tropical com suas áridas fronteiras montanhosas. A mostra imersiva é um mergulho no coração da Amazônia e um convite para ver, ouvir e refletir sobre o futuro da biodiversidade e a urgente necessidade de proteger os povos indígenas e preservar o ecossistema imprescindível para o planeta.


Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje em sua sobrevivência na floresta.
A exposição apresenta ainda dois espaços com projeções de fotografias. Um deles mostra paisagens florestais musicadas pelo poema sinfônico “Erosão – Origem do Rio Amazonas”, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959); a outra revela retratos de populações indígenas, com uma composição especial de Rodolfo Stroeter.



Após passar por Paris, Roma e Londres, a exposição desembarca para sua temporada no Brasil.
Após São Paulo, a mostra segue para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
Amazônia – Sebastião Salgado
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93, Pompeia – São Paulo.
Horário: Terça a sábado, das 10h30 às 21h Domingo e feriado, das 10h30 às 18h
*acesso sujeito à lotação do espaço.
Grátis.
Até 31 de julho.
Importante: Para ingressar no Sesc é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto.
É obrigatório o uso da máscara.
Comments