top of page

Farol Santander, São Paulo

  • renatabarrosmsouto
  • 12 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura



Inaugura em 1947 para sediar o Banco do Estado de São Paulo, o edifício foi inspirado no Empire State de NY e possui 161 metros de altura e 35 andares.

Localizado no ponto mais alto do centro de São Paulo, foi o mais alto da cidade e também do Brasil até 1960, quando foi superado pelo Mirante do Vale, prédio próximo onde hoje funciona o Sampa Sky.



O Farol Santander é um espaço que reúne cultura, lazer e gastronomia. Ele conta com um acervo permanente e exposições temporárias, além de oferecer uma vista linda da cidade de São Paulo, em seu mirante localizado lá no alto do edifício.


Confirma minhas dicas para visitar o Farol Santander.


Mirante

Comece sua visita pelo 26° andar onde está localizado o Mirante, de onde você terá uma vista 360° da cidade. Você poderá ver os arranha-céus da Avenida Paulista, o Pico do Jaraguá e várias construções do centro como o Edifício Martinelli e o Mercadão.


Foto: Soutos no Mundo

Junto ao mirante, na parte central do pavimento 26, fica o Café do Farol.

o Mag Café do 26° andar Foto: Soutos no Mundo


Exposição Impermanente Flores flutuando em um mar eterno (em exibição até o dia 21 de maio)

Localizada nos andares 23° e 22°, a mostra que reúne quatro instalações de um dos principais coletivos internacionais de arte do mundo. Em uma das instalações você poderá colorir uma flor, que após ser escaneada, será projetada nas paredes da sala.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Exposição "As cantoras e a história do rádio no Brasil"

Localizada nos 19º e 20º andares, a exposição apresenta a trajetória pelo país do rádio e celebra grandes personalidades femininas que trilharam suas carreiras nesse meio de comunicação.


Foto: Soutos no Mundo


Pista do 21

Uma pista de skate com um circuito street com rampas e obstáculos, localizadas no 21° andar e uma uma vista linda da cidade.

O espaço oferece aulas regulares e horários para livre uso de praticantes do esporte, com capacidade simultânea para até 12 pessoas.




Espaço Memória

Do 2º ao 5º andar os visitantes podem conhecer a história do prédio e da própria cidade, no Espaço Memória, que tem mobiliários originais feitos pelo Liceu de Artes e Ofícios nas salas de reuniões, diretoria e presidência, ambientadas sonoramente para simular o funcionamento a época como Banco do Estado de São Paulo.




Vista 360º do 4 por Vik Muniz

Na galeria do 4º andar fica a obra Vista 360, feita exclusivamente pelo artista brasileiro Vik Muniz para o Farol Santander São Paulo.




Boteco 28 por Bar da Cidade

Almoce no restaurante localizado no 28° andar. Ele possui um cardápio com um menu em referência à culinária da antiga Paulistânia, nascida da união entre ingredientes e costumes indígenas e portugueses, aliados às necessidades de deslocamento pelo grande território que correspondia à Capitania de São Paulo (1720).

Na minha visita provei o Picadinho, o Virado à Paulista e de sobremesa, o pudim de leite com calda de caramelo e café.




Bar do Cofre

No subsolo do edifício, está instalado o Bar do Cofre SubAstor, onde funcionava o cofre do Banco do Estado de São Paulo desde 1947 (tombado pelo Patrimônio Histórico). O bar é ambientado com as características da época e pitadas contemporâneas em design e mobiliários, com cartas de drinks especiais, além de comidinhas. Aberto após as 16h.



Antes de ir embora, no Térreo, confira a Loja da Cidade e o famoso lustre de mais de 1,5 toneladas.




Farol Santander

Endereço: Rua João Brícola, 24

Ingressos: O ingresso normal custa R$35. Clientes Santander tem desconto. Eles podem

ser adquiridos no site oficial e dá direito a visitar todas as áreas do complexo.

Horário de funcionamento: Terça a domingo das 09h às 20h. Entrada para visitação com ingressos, até às 18h, podendo permanecer até às 20h.

Comments


bottom of page