top of page

Formas de conhecer o Deserto de Dubai, Emirados Árabes Unidos

  • renatabarrosmsouto
  • 27 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022


O deserto faz parte da história do povo árabe e conhecê-lo é uma oportunidade única de entender como eles viviam no passado.


Neste post vou compartilhar com vocês algumas das minhas experiêcias com o deserto, que pude vivenciar durante os 3 anos em que morei em Dubai. Um dos passeios mais procurados pelos turistas em Dubai é o "Desert Safári". Vou falar sobre ele mas, também vou te contar sobre outras formas de conhecer o deserto.


Foto: De Malas Prontas


1. Desert Safari

O mais popular entre os turistas. O passeio inicia com o veículo da operadora escolhida, buscando o turista no hotel (geralmente entre 3pm e 4pm). Segue-se por uma viagem de aproximadamente 50 minutos até um ponto de encontro com outros veículos. Quando o grupo inteiro estiver reunido, sairão juntos para começar o rally pelo deserto. O pneu do 4X4 é levemente esvaziado para que tenha mais aderência na areia. E então começa o rally: o motorista irá conduzi-los em meio às dunas em subidas e descidas que dão frio na barriga e algumas curvas radicais. Quando tem criança no carro, eles pegam mais leve.

É feita uma parada para que os turistas possam bater fotos e ver o por do sol nas dunas, uma experiência incrível.

Depois, segue-se para o acampamento beduíno, onde você poderá andar de camelo, segurar um falcão, fazer tatuagem de henna e até experimentar as roupas típicas.

O acampamento possui um palco no centro e ao seu redor, estão as mesas baixas e almofadas sobre tapetes no chão. Você irá jantar (um churrasco servido em sistema de buffet) assistindo aos shows de dança do ventre e do dervixe, um dançarino que rodopia com uma roupa toda iluminada, fazendo malabarismos.

Aproveite e olhe para o céu incrivelmente estrelado.

Ao fim dos shows, é hora de voltar para Dubai e os veículos seguem para deixar os turistas em seus hotéis.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
o por do sol no deserto Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Informações importantes:

* O passeio dura cerca de 6 horas. O preço varia de operadora, se o carro é compartilhado ou privado, alta ou baixa temporada.

** Durante o rally nas dunas o carro balança bastante, por isso é aconselhável não comer muito antes do passeio. E eu sugiro tomar um remédio para enjoo antes.



Dica:

Se você não dispuser de tantas horas na sua passagem por Dubai mas não quer deixar o Deserto de fora, outra opção é o "Morning Desert Safari". Como o nome já diz, ele acontece no período da manhã, em um período máximo de 3 horas e inclui o rally nas dunas, a observação de animais locais como o Oryx e falcão e café da manhã.



*Para este passeio eu recomendo a empresa Arabian Adventures. Se você quiser um pouco mais de glamour, a Platinum Heritage, que usa antigas e estilosas Land Rovers.




2. Passeio de Balão

Um passeio de balão é a melhor forma para ter uma pequena amostra da vastidão do deserto.

O passeio começa super cedo, antes do amanhecer, quando a operadora contratada passa para pegar os turistas nos hotéis. Já lá no deserto, enquanto a equipe vai preparando os balões, os participantes vão recebendo as instruções do passeio e do pouso.

Durante a 1 hora de voo, você poderá ver o deserto e suas infinitas dunas mudando de cor conforme o sol vai se levantando.



Informações importantes:

*Como o vôo de balão depende totalmente das condições climáticas, esteja ciente que seu passeio pode ser cancelado, em caso de tempestades de areia ou neblina intensa.

**Os passeios de balão ocorrem apenas entre os meses de Setembro e Maio.

***Verifique com a operadora qual a idade mínima para crianças antes de contratar o passeio.




3. Se hospedar no Hotel Bab Al Shams

O Bab Al Shams é uma ótima opção de "staycation" , já que o hotel está localizado a apenas 45 minutos de Dubai.

Ele é um resort 5 estrelas, situado entre dunas, construído no estilo de um forte árabe tradicional. Com um charme rústico, os pátios com fontes, jardins e vielas de pedra abrem o caminho para quartos projetados em estilo árabe, formando um cenário de mil e uma noites.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Os quartos são espaçosos, confortáveis e decorados em estilo tradicional árabe. A hospitalidade é destaque e percebida em pequenos detalhes.


O conjunto de piscinas, com destaque para a de borda infinita com vista para o deserto, formam um perfeito oásis. Garantia de muito relaxamento com um visual deslumbrante.

Foto: De Malas Prontas
Tâmaras Foto: De Malas Prontas


O Hotel conta com cinco restaurantes e proporciona experiências diversas: o indiano Masala, a pizzaria Le Dune, o bufê Al Forsan, o jantar no deserto Al Hadheerah e o Al Sarab Rooftop Lounge.


O destaque é o Ah Hadheerah Desert Restaurant. Ele fica fora do hotel, em meio às dunas e você pode ir caminhando (o caminho é sinalizado com tochas) ou em um carrinho de golfe.

O restaurante foi construído para parecer um mercado árabe antigo, com várias estações de comida em cada uma das tendas. Também tem passeio de camelo e henna.

A comida é ótima e opções não faltam. Muitas delas são feitas na hora, ali mesmo na sua frente. E ao final, acompanhando o café ou chá, não deixe de visitar a mesa de tâmaras.

Durante o jantar acontecem vários shows, como do dervixe (aquele dançarino que rodopia com a roupa cheia de luzes) de dança do ventre e uma apresentação com cavalos.


a caminho do restaurante Al Hadheerah Foto: De Malas Prontas
a entrada do restaurante Al Hadheerah Foto: De Malas Prontas

Nos hospedamos no Bab Al Shams em 2 ocasiões, uma no verão e outra no inverno e a experiência do jantar no Ah Hadheerah foi completamente diferente em cada uma delas. No verão é montada uma tenda gigantesca, refrigerada com ar condicionado (afinal chega a fazer quase 50 graus!) . Atraves de uma lateral aberta por alguns minutos, você assistirá ao show com cavalos que conta a história das invasões e conquistas árabes. Portanto, você não vai ver as dunas e nem o céu estrelado.

Durante nossa ida no inverno, conseguimos admirar o céu durante o jantar, o ambiente fica muito mais agradável porque você poderá ver a estrutura construída remetendo ao mercado árabe.


o jantar na versão verão (dentro de uma super tenda) Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Dica:

Esse restaurante também é uma opção para quem quer conhecer o deserto sem fazer o rally e ainda de quebra, experimentar a culinária árabe. É necessário fazer reserva. E contratar o transfer ida e volta para Dubai.


O café da manhã é servido em formato de buffet, no restaurante Al Forsan. Pães, viennoiseries, saladas, frios, pratos quentes, ovos e omeletes, estação de sucos naturais, e até leite de camelo!

Leite de Camelo Foto: De Malas Prontas

O hotel oferece passeio de camelo, arco e flecha e show de falcões e mais uma porção de atividades que agradará toda a família. Enfim, uma delicia!


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


4. Passeio de Quadriciclo

Uma forma radical e divertida de conhecer o deserto é fazer um passeio de quadriciclo.

A operadora do passeio fornece os equipamento de segurança, incluindo capacete e luvas e um briefing de segurança e instruções, incluindo as regras de condução off-road do quadriciclo.

Seguindo o veículo guia, acelere pelas dunas. Se você já andou em uma montanha-russa, posso te garantir que a sensação é bem parecida.


Foto: De Malas Prontas

Comments


bottom of page