Koh Lipe, Tailândia
- renatabarrosmsouto
- 7 de out. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Uma ilha com praias de areia branquinha, mar azul turquesa, barcos coloridos e muito tranquila: esta é Koh Lipe, minha ilha favorita na Tailândia!


Apelidada de "a Maldivas da Tailândia" , e não é a toa, Koh Lipe possui um mar cristalino e de tirar o fôlego.
Um pouco fora ainda da rota tradicional dos turistas (principalmente pela distância), Koh Lipe ainda não é tão badalada e conhecida como outras ilhas tailandesas e este é justamente seu encanto. Ela não é lotada de turistas e excursões e você verá mais visitantes europeus, do que chineses.

Como chegar:
Koh Lipe está localizada no extremo sul da Tailândia, no Estreito de Málaca, no Mar de Andaman. A única forma de chegar nela é de barco, partindo de Koh Phi Phi (4h), Krabi (4h30), Phuket (5 hs) ou de Langkawi, na Malásia (1h30).
Ela não possui um porto, o desembarque é feito direto na areia ou em plataformas flutuantes.
Do barco grande, os passageiros e as malas são transferidos para barcos de madeira menores. E estes barcos irão deixáços nas plataformas flutuantes ou na beira da praia.
Você fará o procedimento de imigração já na areia da praia!
Os barqueiros carregam a mala para fora do píer e as deixam na frente da área de imigração. A maioria dos hotéis, enviam carregadores para te ajudar com as malas até o hotel. Eles ficam aguardando até você terminar o processo de imigração.
*É necessário pagar uma taxa do Parque Nacional de 200 baht na chegada de Koh Lipe. O pagamento é feito em um kiosque que fica ao lado do guichê de imigração.




Hospedagem:
Como a ilha é pequena, você consegue fazer tudo andando. Mas pode ser que prefira ficar mais pertinho de uma praia específica. A ilha não possui hotéis e resorts de redes internacionais, mas têm opções que vão de hostel à alguns estilo boutique. O importante é você achar algo que se encaixe no seu bolso.
Nós ficamos hospedados no Mali Resort que fica na Pattaya Beach.
O hotel é bem gostoso, possui chalés espaçosos e decorados em estilo tailandês, com banheiro externo. O hotel possui wi-fi e o café da manhã é servido no bar a beira da praia. Não tem como começar o dia de forma melhor. Você poderá escolher o que quer comer no cardápio, que contempla opções de café da manhã continentais e tailandesas.











O hotel não possui piscina, mas ela não faz falta de forma alguma. A praia na frente do hotel até parece uma piscina: a água tem uma temperatura agradável, sem ondas e super cristalina. Você pode ver areia no fundo do mar.



Locomoção na ilha:
Não existem carros na ilha, apenas motos e alguns tuk tuk’s que circulam pelas estreitas ruas da ilha. Dá pra fazer tudo caminhando.
A ilha tem um clima super descontraído. Você não vai precisar de sapatos, prepare-se para viver de havainas rs!
Praias:
Koh Lipe consegue surpreender as expectativas até dos viajantes mais experientes em destinos paradisíacos. Eu já estive em praias em vários países, mas as de Koh Lipe conquistaram meu coração.

Koh Lipe tem 3 praias. São elas:
Pattaya Beach
A Pattaya Beach é onde chegam a maioria dos barcos e é a praia mais movimentada. Mas o mar é bastante tranquilo e a praia bastante familiar.

Na Pattaya Beach estão diversos restaurantes que no fim do dia colocam pufes na areia e começam a receber os turistas para ver o por do sol É nela também que fica a Walking Street, a rua de pedestres onde todo mundo se encontra a noite.




Sunrise Beach (Praia do nascer do sol)
Muitos a consideram a praia mais bonita da ilha, mas garanto que a disputa é bem dura, já que as 3 são bem bonitas. Na Sunrise o mar também é azul turquesa e faixa de areia bem grande. Tem um pouco mais de onda que a Sunset e dá pra fazer snorkeling em alguns pedaços dela.



Se você se animar à acordar beeeem cedo, este é o lugar para você assistir ao nascer do sol ali no mar.
Sunset Beach (Praia do Pôr do Sol)
A Sunset é uma praia bem tranquila e pequena, com água clarinha. Nesta praia a vista do pôr do sol é bem especial.




A ilha é cercada de recifes de coral e com a maré baixa formam-se pequenas piscinas repletas de vida marinha. Você poderá admirar os recifes com snorkel ou simplesmente, caminhando (sapatos de borracha especiais para água ajudam bastante). Dá para ver lindos peixes coloridos, polvos, estrelas do mar e moréias. Super divertido. Para os adultos e para as crianças.
*Se você não tiver um kit de snorkel não se preocupe. Na Walking Street tem diversas lojas que vendem os kits, sacos de protecão para celular, câmeras descartáveis e sapatos de borracha.




No canto da Pattaya tem uma passarela que leva a uma minúscula praia, um cantinho bem charmoso.




Passeios:
Particularmente, acho os passeios de snorkeling a melhor pedida em Koh Lipe.
A ilha faz parte do Parque Nacional de Tarutao e dali você conseguirá visitar várias ilhas e pontos de snorkel da região. Como as ilhas são próximas, você consegue fazer tudo de longtail (aqueles barcos de madeira famosos da Tailândia) então não sai tão caro quanto os passeios de lancha.
Você verá corais que estão super bem preservados, peixes coloridos e ilhas com macacos. O passeio acontece das 9am até 4pm e inclui almoço, pés de pato, máscara de snorkel e colete salva vidas, além de água.
Reservamos o passeio com a agência Adang Sea Divers que fica na Sunrise Beach.
Outro passeio é ir à Koh Andang, a ilha mais próxima de Koh Lipe. Para chegar até lá você precisa pegar um táxi boat. Lá você poderá conhecer algumas praias desertas e caminhar até o mirante da ilha e de lá, você consegue ver Koh Lipe inteira.







Alimentação:
Ao longo da Pattaya Beach você encontrará algumas opções de restaurantes, os quais no fim do dia colocam pufes na areia para receber os turistas para os drinks ao por do sol.
Na Walking Street você encontrará muitas opções de restaurantes. Vários oferecem peixes pescados no dia, que após serem escolhidos e pesados, vão para a churrasqueira e depois direto para sua mesa. Uma grande variedade de restaurantes oferecem a comida tradicional tailandesa e também comida de rua e sobremesas, mas você também encontrará algumas opções com hamburgers, pizza e comida árabe.
Nesta rua você também encontrará crepes e sorvetes, além de barraquinhas de drinks.












Informações Importantes:
- A melhor época para visitar Koh Lipe é na alta temporada (novembro a abril). No período de baixa temporada (junho a outubro) a quantidade de barcos para chegar na ilha é muito reduzida e é quando ocorre o período das monções (chuvas).
- se o trajeto de barco partir de Langkawi, será necessário fazer os trâmites de imigração na saída da Malásia e na entrada na Tailândia (em Koh Lipe). Não esqueça seu passaporte e a carteira de vacinação (Febre Amarela).
Comments