top of page

Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto - São Paulo

  • renatabarrosmsouto
  • 21 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Foto: Soutos no Mundo

Localizado na sinagoga mais antiga do estado de São Paulo, datada de 1912, o Memorial da Imigração Judaica narra a história dos principais fluxos migratórios dos judeus ao Brasil e apresenta a tradição judaica através da exposição de seus costumes.



Foto: Soutos no Mundo

O Memorial reúne centenas de objetos, documentos e livros artefatos que recontam a história da vinda do povo hebreu ao Brasil. Com espaços interativos, você poderá conhecer mais sobre as principais datas comemorativas, seus significados e as pratos servidos para cada uma delas. Costumes milenares, festividades e o ciclo de vida de um judeu, do nascimento à morte, também estão exemplificados no memorial.



Destaque para a instalação com dezenas de fotografias das principais famílias judaicas que imigraram para o Brasil. E também para a sala onde foi montada a mesa de jantar, com pratos típicos da cozinha judaica consumidos no Shabat (sábado), em Rosh Hashaná (Ano Novo) e Pessach (Páscoa).


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Algumas preciosidades fazem parte do acervo do Memorial da Imigração Judaica e estão expostos para que sejam admirados pelos visitantes. Dentre eles estão um castiçal de Shabat originário de Nuremberg, da época de Napoleão Bonaparte (1798) e um pergaminho do "Livro de Ester", vindo da Tunísia, do século 19.

Foto: Soutos no Mundo

Personalidades judaicas que trouxeram contribuições ou influenciaram o Brasil estão expostas em painéis interativos no subsolo do museu, bem como a distribuição geográfica das principais comunidades semitas pelo país.


Foto: Soutos no Mundo




É no quarto andar que está o Memorial do Holocausto. Ele tem como objetivo, trazer a tona a memória das vítimas dessa tragédia, apontar as causas, mazelas e propor medidas concretas para que possamos nos tornar mais empáticos.


Com um acervo interativo e audiovisual, o memorial remonta, através de fotos, vídeos, objetos da época e instalações, esse trágico episódio que vitimou milhões de judeus na Europa, durante

a Segunda Guerra Mundial.


Os visitantes ingressam no Memorial através de uma referência aos portões de um campo de extermínio de Auschwitz e vão percorrendo estações que retratam etapas da vida judaica desde a ascensão de Hitler ao poder até a libertação pelos Aliados.

Você conhecerá mais sobre a "Noite dos Cristais", a vida humilhante dos guetos e sobre o roubo e confisco de obras de arte pelos nazistas.


Fotos: Soutos no Mundo

Fotos: Soutos no Mundo

Fotos: Soutos no Mundo

Fotos: Soutos no Mundo


Fotos: Soutos no Mundo

Fotos: Soutos no Mundo


Uma visita difícil mas necessária. Uma reflexão sobre o Holocausto, que precisa ser lembrado e explicado, pois representa tudo aquilo que a humanidade deve evitar.

Recomendo muito a visita.

/


Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto

Rua da Graça, 160 – Bom Retiro, Centro

Entrada gratuita. (agende pelo site www.memorialdoholocausto.org.br)

Comments


bottom of page