Mendoza, Argentina
- renatabarrosmsouto
- 8 de set. de 2022
- 5 min de leitura
Viajar para Mendoza é a certeza de ver de perto paisagens de tirar o fôlego, degustar vinhos maravilhosos e comer muito bem. Confira aqui um roteiro completo do que fazer em Mendoza. Quando ir, onde se hospedar, o que fazer e quais vinícolas visitar.

Sobre Mendoza
Mendoza é a quarta cidade mais importante da Argentina, ficando atrás apenas de Buenos Aires (a capital), Santa Fé e Córdoba. Mendoza está localizada ao lado dos Andes, pertinho de Santiago, que fica a 4 horas de distância de carro.
A cidade possui 2 milhões de habitantes e é abastecida pelas águas de degelo da Cordilheira. Sua econômia gira em torno de petróleo, produção de hortifruti, turismo e claro, dos vinhos.
Quando ir
Nos meses do Outono e da Primavera o clima é mais ameno. No Verão é bem quente e os dias são longos, escurecendo depois das 20h. Neste período os visitantes podem aproveitar a piscina do hotel.
No inverno faz frio e as parreiras estarão com as folhas secas, no entanto, a Cordilheira estará coberta pela neve, formando uma paisagem lindíssima. Apesar das vinícolas adquirirem um aspecto mais acinzentado, eu particularmente acho que ainda vale a visita durante o inverno. Os hotéis e vinícolas ficam aconchegantes e mais charmosas com lareiras e o frio favorece ainda mais a degustação de vinhos, Tem combinação melhor?
Como chegar em Mendoza
Existem vôos saindo de São Paulo direto para Mendoza (Gol e Latam) sem escala, que são perfeitos para quem quer aproveitar o tempo ao máximo ou tem poucos dias no destino. São apenas 4h de viagem. Os vôos diretos não são diários.
Outra opção é fazer uma breve conexão em Buenos Aires.
Requisitos de Viagem
Desde o dia 26 de Agosto de 2022, a Argentina não faz mais nenhuma exigência sanitária para permitir a entrada de viajantes estrangeiros.
Dinheiro
A moeda utilizada é o Peso argentino. A melhor forma de pagamento em Mendoza é em dinheiro em espécie. A vantagem do dinheiro em papel é que você não paga o IOF de 6% que paga em cartões de crédito e pré pagos.
A forma mais simples de como levar dinheiro para Mendoza é utilizando a Western Union. Através do app da WU você cria uma conta e faz uma remessa em reais, a ser sacado em pesos lá em Mendoza. No próprio aplicativo você consegue ver todos os pontos de saque no mapa. Tudo muito fácil e prático.
Algumas vínicolas e lojas de vinho também aceitam dólares americanos. Perguntem sempre qual a cotação do dia.
Onde se Hospedar
A localização da hospedagem - principalmente se sua viagem for de curta duração - é importante. Se você se hospedar no centro de Mendoza, deverá focar nas vinícolas localizadas mais próximas à cidade pra otimizar seu tempo de deslocamento. Dá para ficar hospedado no centro e visitar uma vinícola no Valle do Uco? Dá, mas considere que você fará no máximo 2 vinícolas neste dia.
Se você quiser curtir uma paisagem de tirar o fôlego aos pés da Cordilheira e visitar as vinícolas mais charmosas, sugiro que você se hospede no Valle do Uco, que está a 1h30 de distância.
Eu organizei meu roteiro com base nas 3 regiões que concentram as vinícolas, me hospedando em 3 diferentes hotéis, de forma a otimizar o deslocamento. No Valle do Uco ns hospedamos no Auberge du Vin. Em Lujan de Cuyo, ficamos hospedados no Casas Glebinias. No centro de Mendoza ficamos hospedados no famoso Park Hyatt.

O que fazer
Conhecer o Centro de Mendoza
Faça um reconhecimento da cidade em um city tour (Mendoza possui o ônibus rop on rop off), visite a Praça da Independência, tome um café ou um sorvete na rua de pedestres que tem vários lugares charmosos como a sorveteria Lucciano´s e uma Havana. A noite dê um passeio pela Avenida Arístides Villanueva, uma rua cheia de bares e restaurantes.




Visitar Vinícolas
Mendoza é o local ideal para saborear os famosos vinhos Malbec. A região é uma das maiores áreas produtoras de vinhos da América Latina. São mais de 100 vinícolas abertas à visitação. Elas têm diferentes estilos e portanto, para você selecionar quais delas você vai visitar, precisará identificar quais tem o seu perfil.
Em geral, as vinícolas oferecem tour guiado, diferentes tipos de degustações e algumas possuem almoço que podem ser harmonizados com seus vinhos. Algumas vinícolas são bastante procuradas e portanto, é necessário fazer reserva antecipadamente.
Na minha viagem à Mendoza eu visitei as seguintes vinícolas:
Piedra Infinita Zuccardi
Alfa Crux
Viña Cobos
Catena Zapata
Susana Balbo
Casa Vigil/ Bodega Alleana
Visitar Olivícolas
Mendoza também é casa de alguns produtores de azeite de oliva. A maioria das olivícolas ficam localizadas na região de Maipú. Dentre as opções de olivícolas com visita e degustação, destaca-se a Olivícola Laur, produtora de um azeite premiado. O Laur Gran Mendoza é considerado o “Malbec” dos azeites argentinos. á fizemos a visita guiada, seguida de degustação (agendada com antecedência).





Outras de destaque são a Olivícola Simone, a Olivícola Pasrai e a Olivícola Maguay.
Passeio Alta Montanha (Monte Aconcágua)
O passeio de um dia inteiro é garantia de paisagens lindas. As montanhas vão mudando de cor conforme a altitude, e aos poucos o avermelhado vai se tornando branco, com a neve aparecendo nos picos.
O passeio inclui algumas paradas no caminho, como na Represa de Potrerillos e na Ponte do Inca.
Chegando ao Parque, fizemos uma breve caminhada até o mirante do Pico do Aconcágua, que é a montanha mais alta das Américas, com mais de 6.900 metros de altura.
Shopping Palmares Open Mall
Se você quiser dar um tempo nas vinícolas, este shopping é uma boa opção. Ele possui lojas de vestuário com uma grande variedade de lojas de roupas infantis. Também possui diversos restaurantes, em sua maioria com mesas externas, formando uma alameda bem animada. Há também opções de cafés e sorveterias, como a Freddo e a Lucciano´s.
Onde comer em Mendoza
Entenda aqui onde comer em Mendoza, com dicas de restaurantes especializados no melhor da culinária argentina, especialmente na famosa “parrilla”, onde é assado o tradicional churrasco argentino.
Don Mario
Se você perguntar a algum mendocino onde se come a melhor carne em Mendoza, sem pestanejar eles dirão Don Mario, um restaurante bastante tradicional de Mendoza. E de fato, ele não decepciona.
Nós provamos de entrada a provoleta e de principais, comemos um vazio com legumes assados, morcilla e batatas fritas. Tudo estava ótimo.


Francesco
Um dos precursores do gênero em Mendoza, Francesco Barbera é um restaurante italiano, que serve massas artesanais e molhos elaborados e com sabor caseiro, além de cordeiro, coelho, novilho, peixes e outras carnes.


Chachingo Craft Beer
É a cervejaria do enólogo top de Mendoza, o Alejandro Vigil (Catena Zapata, El Inimigo). Nós visitamos a unidade que fica na Aristides Villanueva e provamos alguns tipos de cerveja e comemos uma ótima pizza.


Nós fizemos 4 almoços harmonizados em vinícolas (Piedra Infinita Zuccardi, Alfa Crux, Susana Balbo e Casa Vigil) e você pode conferir neste link.
O seu post já é uma viagem. Obrigada por compartilhar!