top of page

Moscou, Rússia

  • renatabarrosmsouto
  • 5 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022


Moscou é pura nostalgia. Seus prédios imponentes em estilo Stalinista (o classicismo soviético), remetem aos anos de glória do comunismo.

Três dias inteiros em Moscou são suficientes para ver todas as principais atrações.



O que visitar:


Praça Vermelha

É a praça mais famosa da Rússia, conhecida pelos desfiles militares soviéticos durante a era da União Soviética. Como grandes ruas de Moscou partem da praça em várias direções, prolongando-se em rodovias para fora da cidade, a Praça Vermelha pode ser considerada como a praça central de Moscou. O nome de Praça Vermelha não deriva da cor dos tijolos ao seu redor, nem da associação da cor vermelha ao comunismo. Na verdade, o nome surgiu porque a palavra russa krasnaya, pode significar tanto "vermelho" como "bonito".




Aproveite para ver tambem a Porta da Ressurreição que é a principal “entrada” da Praça Vermelha. Na verdade, a porta que vemos hoje é uma reconstrução da porta original de 1680. Uma cópia perfeita finalizada em 1995. Stálin mandou demoli-la em 1931 porque os dois pequenos vãos da Porta da Ressurreição atrapalhavam a entrada de seus tanques na Praça Vermelha para desfiles militares.




Catedral de São Basílio

Impossível não se encantar com o magnetismo das cúpulas coloridas. Vemos tantas fotos do exterior da catedral que nem imaginamos como ela é por dentro. E é ai que esta a maior surpresa: ela não é uma igreja e sim, 10 pequenas igrejas interligadas. Por dentro, ela não tem aquela nave ampla que estamos acostumados a ver em uma igreja. É toda truncadinha, cheia de galerias que ligam as capelas umas às outras. Parece até um labirinto. Foi construída a mando do Czar Ivã, O Terrível, para comemorar a vitória sobre Kazan.

Cantores cantam o dia todo dentro da igreja o canto tradicional religioso ortodoxo.




GUM

É a maior construção na Praça Vermelha, e é um antigo mercado centenário, que depois foi transformado em loja de departamento/armazém de distribuição de bens “essenciais” socialistas, e que na última década foi completamente transformado em shopping de luxo.



Kremlin

Ao lado da Praça Vermelha fica o Kremlin, antiga fortaleza militar que é sede do governo russo. É uma “cidadela”, com vários palácios, igrejas, museus e outros monumentos. É a maior fortaleza da Europa, com 27 hectares. Como é sede do governo, apenas a metade do Kremlin está aberta ao público.


O que visitar dentro do Kremlin: A Praça das Catedrais é um conjunto de catedrais onde aconteciam as coroações, batismos e enterros da realeza. No Arsenal do Estado, um museu que reúne as riquezas acumuladas pelos czares russos ao longo do tempo, você encontrará carruagens, vestidos (o da coroação de Catarina, A Grande está lá!), coroas, tronos e os famosos Ovos Fabergé.

Vale a pena pagar para entrar no Fundo de Diamantes do Estado. Lá encontra-se a coroa de Catarina, A Grande, que depois passou a ser usada na coroação de todos os czares seguintes, e o Diamante Orlov, uma pedra preciosa gigantesca que veio de um templo da Índia, colocada no cetro de Catarina (foi um presente de seu amante Gregório Orlov).


O Sino do Czar, com 6 metros de altura e mais de 200 toneladas


Teatro Bolshoy

O Teatro Bolshoy, que significa “Grande Teatro” é a sede da compania de dança e ballet mais antiga e tradicional do mundo. O prédio foi construído no século 18 justamente para sediar as performances da compania de dança e também os workshops de figurinos e fantasias usadas pelo corpo de dança.




Catedral Cristo Salvador

A Catedral de Cristo, o Salvador, com cinco cúpulas douradas, é a mais alta Igreja Ortodoxa do mundo, com 105m, altura de um prédio de 20 andares, com capacidade par 15 mil pessoas. Foi construída em 1860 por ordem de Alexandre I e levou mais de 20 anos para ficar pronta. Em 1933, foi bombardeada por ser símbolo do Império Czarista e quase totalmente destruída. Depois de passar por restauração, foi reaberta em 1997.





Zoo

Fundado em 1864, o zoológico de Moscou está localizado no centro da cidade e é considerado como um dos mais antigos da Europa. Atualmente, o zoológico tem mais de 8 mil animais, possui tanto pavilhões modernos recém-construídos como prédios históricos originais.





Museu da Cosmonáutica

O primeiro satélite a ser enviado ao espaço foi da Rússia, em 1957 e logo depois foi feito um monumento em sua homenagem, todo em titânio, com 99m de altura, chamado Monumento aos Conquistadores do Espaço. Em 1981 foi inaugurado o Museu da Cosmonáutica que fica na base do monumento. Super interessante.



Edifício da Praça Kudrinskaya

O Edifício da Praça Kudrinskaya é um dos sete arranha-céus stalinistas, e foi projetado por Mikhail Posokhin e Ashot Mndoyants.

O arranha-céu de 160m de altura, construído em 1954, foi a última das Sete Irmãs a ser concluída.

Seus apartamentos foram originalmente destinados à elite política da antiga União Soviética. Atualmente é um edifício residencial.





Tour pelas Estações de Metro

Moscou tem uma dos metrôs mais antigos do mundo, e que consequentemente tem também algumas das estações de metrô mais lindas!

O mapa de linhas não é complicado de enteder, todas são identificadas por cores e números diferentes (oque facilita bastante), e sabendo qual a cor da linha que você precisa pegar, tudo começa a fazer sentido. Pra nós, a técnica que deu certo era memorizar as 3 ou 4 primeiras letras ou “símbolos” do nome da estação, e transformar isso em alguma coisa que faça sentido pra você.




Aqui, algumas das estações mais bonitas:

1 – Komsomolskaya

2 – Novoslobodskaya

3 – Kiyevskaya

4 – Prospekt Mira

5 – Mayakovskaya





Loja de brinquedos Hamleys

Simplesmente a maior loja de brinquedos do mundo! Após 7 anos fechada, a loja foi reaberta com o título de maior do mundo. São 4 andares de pura magia. Espaços dedicados as principais marcas e personagens. Tem a maior pista de ferrorama do mundo e uma replica de Moscou feita toda em Lego.






Restaurantes:


Café Pushkin (cozinha tradicional russa)

Endereço: 26-A Tverskoy Boulevard

Um dos restaurantes mais conhecidos de Moscou. Foi decorado para recriar uma residência aristocrata do século 19, com uma atmosfera pré-revolucionária. Você pode escolher entre dois ambientes: biblioteca e farmácia. A comida é russa e maravilhosa.





Restaurante Bolshoi

Como o nome já sugere, o restaurante está ao lado do balé mais famoso do mundo. Decorado de forma impecável e moderna, em tons de preto, branco e roxo, dizem que é o preferido do presidente Putin.

Lá provei uma deliciosa sopa, muito tradicional na Rússia, a Borsch. Feita com legumes frescos mas predominantemente beterraba.




Hospedagem:

Recomendo que você fique hospedado próximo à Praça Vermelha ou do Teatro Bolshoi. Provavelmente você vai pagar mais caro do que se ficar mais afastado do centro, mas a praticidade é incomparável.

Nos ficamos hospedados no Hotel Peter I.


Comentarios


bottom of page