top of page

Museu de Arte Brasileira (MAB) - FAAP, São Paulo

  • renatabarrosmsouto
  • 5 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022



Inaugurado em 1961, o Museu de Arte Brasileira (MAB), surgiu com a proposta de reunir e conservar obras de artistas brasileiros ou aqui enraizados. Possui cerca de 2.600 obras de arte, incluindo renomados artistas modernistas como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Cândido Portinari. Também possui obras de artistas de períodos posteriores como Tomie Ohtake e jovens artistas da atualidade, como Sandra Cinto e Cláudio Mubarac.



O MAB foi idealizado por Armando Alvares Penteado, em seu testamento de 23 de abril de 1938. Nele, instruía sua mulher a vender parte da sua propriedade com o objetivo de construir uma escola de artes e uma pinacoteca para exposições de quadros originais. Em 1947, surge a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) que, 10 anos depois, tenta estabelecer o Instituto de Arte Contemporânea. Contudo, a iniciativa durou pouco tempo e o Instituto foi dissolvido. A partir dessa data, a FAAP iniciou os tramites necessários para a criação de um novo museu, o MAB.



Saguão


O vitral da claraboia do saguão foi projetado pela artista Cláudia Andujar e realizado pela Casa Conrado. Instalado em 1959-60, ele remete à Floresta Amazônica. Na parede atrás da escadaria, Cláudia ainda pintou, sobre os vidros amarelos, cipós pretos em direção ao chão. A artista conta que na época não conhecia a Amazônia e fez o projeto como a imaginava.


Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas


O saguão da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) acolhe réplicas em gesso de obras originais do Barroco Brasileiro, realizadas por volta de 1961 e cedidas à instituição pelo Departamento do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para a exposição de inauguração do Museu de Arte Brasileira, “Barroco no Brasil”.

As moldagens em gesso dos portais e peças sacras de autoria, em sua maioria, de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, de Manoel Gonçalves Bragança e de artistas não identificados continuaram no saguão principal do Prédio 1 após o término da exposição e transformaram-se em sua marca.


Os Doze Profetas é um conjunto de esculturas em pedra sabão feitas entre 1795 a 1805 pelo artista Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, localizadas no município de Congonhas do Campo.


Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas

Foto: De Malas Prontas


Consulte no site do Museu a programação de exposições.





Museu de Arte Brasileira FAAP

Rua Alagoas 903 - Higienópolis

São Paulo

Tel.: (11) 3662-7198

Comentarios


bottom of page