top of page

Museu de Arte de SP (MASP), São Paulo

  • renatabarrosmsouto
  • 14 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura




Além de possuir um dos acervos mais importantes da América Latina, o prédio do MASP é um dos principais cartões postais da cidade. Conhecê-lo, é um dos programas imperdíveis na cidade.



Neste post vou te dar todas as dicas para visitar o MASP. Vem comigo!



A história do Museu

O MASP foi criado em 1947 por Assis Chateaubriand, que além de jornalista e advogado era também empresário e político. Ele foi o primeiro museu de arte moderna do Brasil.

Quando criado, o MASP não estava localizado na Paulista e sim, no centro de São Paulo. Foi apenas em 1968 que ele foi transferido para o endereço atual.



O Museu

O MASP está abrigado em um edifício que possui um projeto arquitetônico revolucionário de Lina Bo Bardi e que se tornou um marco na história da arquitetura do século 20. Ele foi construído “acima” do terreno, sustentado por quatro pilares de concreto em suas laterais. Parece uma enorme “caixa” suspensa.

O seu “vão livre” é um famoso ponto de encontro de manifestações políticas, de eventos e da tradicional feira de antiguidades, que acontece todo domingo.


Foto: Soutos no Mundo

Hoje, o acervo do MASP conta com mais de 11 mil obras de artistas brasileiros e estrangeiros, que datam desde o século 19 até os dias de hoje.




Como é a visita

Durante uma visita ao MASP você pode passear por 2 andares elevados, um térreo, onde fica o vão livre e mais 2 subsolos.


Minha sugestão é que você comece pelo 2º andar, onde está localizada a exposição permanente do acervo.

As obras estão expostas em cavaletes de cristal, criados pela própria Lina Bo Bardi e que dão a sensação de que os quadros estão flutuando. A ideia dessa grande galeria com as obras fora das paredes, é oferecer múltiplas possibilidades de acesso, aproximando o publico das obras. Outra característica dos cavaletes é que a ficha com informações (nome da obra, autor e data) fica no verso do quadro.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Aqui você verá grandes obras como Monet, Modigliani, Picasso, Degas, Van Gogh, entre outros, assim como artistas brasileiros como Di Cavalcanti, Portinari, Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.

É muito emocionante ver estas obras de perto.



Foto: Soutos no Mundo


Siga para o 1º andar, onde se encontram as exposições temporárias.


No 1º subsolo está a loja do MASP e um café.

No 2º subsolo está o restaurante A Baianeira, que é comandado pela chef Manuelle Ferraz, e serve pratos da culinária regional.



Dica:

As terças a entrada no Museu é gratuita. E costuma lotar.

Você precisa entrar no site da Sympla e reservar seu ingresso. Você pode levar impresso ou apresentá-lo no celular.




Masp

Endereço: Avenida Paulista, 1578, São Paulo.

Horários de funcionamento: terça, das 10 horas às 20 horas e de quarta à domingo, das 10 horas às 18 horas. A bilheteria sempre fecha meia hora antes que o museu.

Comments


bottom of page