top of page

Museu Santa Casa de São Paulo

  • renatabarrosmsouto
  • 3 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Foto: Soutos no Mundo

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é um dos mais conhecidos e antigos hospitais do Brasil, além de ser considerado o maior hospital filantrópico da América Latina.





Pouca gente sabe, mas a Santa Casa de São Paulo tem em suas dependências um interessante museu.


O Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi fundado em junho de 2000 para preservar a memória dos mais de 400 anos de vida da Irmandade da Santa e contar a história da cidade de São Paulo através de seu acervo e edificação.


Foto: Soutos no Mundo


O museu tem ao todo 12 salas expositivas divididas em dois pisos com documentos e objetos importantes da sua trajetória e da história da medicina em São Paulo. Destaque para a linda escada de madeira e clarabóia em vitral colorido.




Seu acervo é composto por pinturas, móveis, fotografias, diplomas, esculturas e salas dedicadas à medicina, com medicamentos, aparelhos e instrumentos médicos. São mais de 7000 peças que ilustram o passado e também algumas curiosidades do hospital e da medicina.



Os objetos do acervo, em sua maioria, eram da Santa Casa ou doados pela equipe médica que passaram pela instituição.


A sala do Acervo da Farmácia de Manipulação possui armários confeccionados no Liceu de Artes e Ofícios, no século XIX, mostra inúmeros frascos e objetos usados em medicamentos farmacológicos.

Não deixe de reparar no armário de medicamentos, que guarda alguns frascos muito antigos de medicamentos até hoje muito famosos, como Buscopan, Rivotril, Lexotan e o Mertiolate.


Foto: Soutos no Mundo


No museu você também poderá ver a roda dos expostos, uma caixa cilíndrica de madeira que rodava dentro de um nicho do muro da Santa Casa. Nela eram colocados os recém-nascidos pelas mães que não tinham condições de criá-los. As mães abriam a porta da caixa, deixavam a criança no seu interior e viravam o dispositivo para o outro lado do muro, tocando uma campainha que soava no dormitório das irmãs. As crianças eram retiradas da caixa, alimentadas, cuidadas e mais tarde, eram acolhidas no Educandário Sampaio Viana, onde eram educadas até atingirem idade suficiente para sair e se manter. A roda foi extinta em 1949, e hoje a antiga peça de madeira está exposta no Museu Santa Casa de São Paulo.



Foto: Soutos no Mundo




Museu Santa Casa

Endereço: Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112 - Vila Buarque

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta das 9h as 16:30

Entrada gratuita

Comments


bottom of page