top of page

O que e onde comer em Tóquio, Japão

  • renatabarrosmsouto
  • 23 de fev. de 2021
  • 6 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022


Talvez a comida possa ser um ponto de preocupação para algumas pessoas antes de chegar ao Japão. porém, mesmo para aqueles que não gostam de sashimi e sushi, há muitas outras opções. Nem só de peixe cru é composta a culinária japonesa. O tempurá (legumes ou frutos do mar empanados e fritos), o yakitori (espetinhos de frango grelhado) e o sukiyaki (finas fatias de carne preparadas junto com verduras e tofu) são muito populares.



Muitos restaurantes têm uma vitrine com réplicas dos pratos e os preços. E eles são a reprodução fiel do que você pedir. Isso facilita muito, principalmente quando o menu não está disponivel em inglês.

Você verá muitas Padarias, especialmente nas estações de metrô. Elas possuem uma grande variedade de pães salgados e doces, vendidos por unidades. Basta pegar uma bandeja e um pegador, escolher os seus pães e entregar ao Caixa que irá embalá-los e receber seu pagamento.


Comida japonesa x crianças:

O Japão é tranquilo para a alimentação das crianças. Tem sempre arroz branco, carnes de peixe (nem sempre cruas), frango, porco, bovina e frutos do mar. Vegetais e ovos cozidos também. Os Ramens também são uma boa pedida na falta de um menu infantil. Os buns (espécie de pãzinho recheado de alguma carne) fazem sucesso com as crianças também.

Elas são bem recebidas em restaurantes que, em geral, oferecem o set de pratos e talheres infantil e em alguns, até um menu kids.


menu infaltil com tempurá de camarão e legumes, arroz e salada de repolho.
os deliciosos buns


O que você deve experimentar:

Sushi/sashimi:

O sushi comumente conhecido em todo o mundo, é uma combinação de peixes crus frescos e arroz cozido, que é temperado com vinagre. Apesar dessa ser uma única variação dentro de muitos outros tipos de sushi que existem no Japão, é a forma mais tradicional.

No Japão nao tem as muitas combinacoes que encontramos no Brasil,aquelas invenções que só nós estamos acostumados a fazer, repletas de cream cheese, morango, maracujá, corn flakes, etc rs! , mas em compensação, a variedade de peixes é infinitamente maior.

Entre o peixe e o arroz já está o wasabi (que é oferecido tambem a parte, juntamente com o gengibre em conserva). Os japoneses recomendam que você apenas toque o shoyo com o peixe e não submerja o sushi, como costumamos fazer aqui.



Ramen:

Um dos pratos mais consumidos no Japão, que a grosso modo é uma espécie de macarrão com sopa servido com alguns acompanhamentos.

No Japão os três tipos de noodle mais populares são ramen, soba e udon.

O Ramen é originário da China e preparado com farinha, ovos e água, sendo sempre servido em um bowl com caldo.

Em Toquio o melhores locais para ramen são normalmente estabelecimentos pequenos e com bastante fila na porta. Em geral você faz seu pedido em uma máquina na entrada, paga e quando se senta no balcão seu prato é rapidamente servido. Você vai perceber que esses lugares costumam ser silenciosos, pois a idéia é comer seu ramen apreciando a refeição e ir embora. Nada de ficar jogando conversa fora ou tomando drink atrás de drink. Para isso, servem os bares :)


Tonkatsu:

É um delicioso filé de porco empanado (a milanesa). Normalmente acompanhado de salada de repolho cru com um molho divino de gergilim, ou arroz + curry.


Gyoza

Embora seja originário da culinária chinesa, ele tornou-se muito popular em todo o Japão. Basicamente seu recheio é de carne de porco picada, repolho, cebolinha, alho e gengibre. Mas também existem de frango e de legumes. A massa do gyoza se assemelha ao de um pastel comum, porém após ser colocado o recheio, são cozidos no vapor e depois rapidamente fritos em uma panela com pouco óleo de gergilim.


Wagyu

É uma raça de boi reproduzida no Japão que tem uma das carnes mais caras e macias do mundo. É uma carne bem marmorizada, ou seja, com bastante gordura entre as fibras, o que traz um sabor excepcional.

A palavra wagyu é formada por dois caracteres e significa, literalmente, 'gado bovino japonês'. O internacionalmente conhecido kobe beef, por exemplo, é a carne de wagyu produzida na cidade de Kobe, a cerca de 520 km de distância de Tóquio.

O preÇo de um corte wagyu pode chegar ao consumidor final custando 1500 dólares americanos o quilo. Portanto, não é algo que está presente na mesa de todos os japoneses. Ainda assim, é possível fazer refeições com wagyu no Japão e não deixar um rim no caixa do restaurante Rs.! Nestes casos, a carne é servida em fatias finas, em pratos como o sukiyaki , o shabu-shabu ou grelhado em uma chapa quente na mesa.




Doces

No Japão são muito comuns doces recheados de azuki (feijão doce) ou chá verde.

Os crepes são extremamente populares, servidos em forma de cone (bem parecida com o famoso temaki) e com uma enorme variedade de recheios.

O Daifuku é feito à base de mochi, um bolinho japonês feito com farinha de arroz. Ele é tradicionalmente recheado com anko (pasta de feijao doce) e morangos, e é possível encontrá-lo em três cores diferentes: branco (feito só de arroz), verde (com sabor aromatizado de chá verde) e cor de rosa (com sabor aromatizado de morango).

Você irá encontrar uma grande variedade de sabores do chocolate kit kat: de feijao, de batata doce, de passas ao rum, de framboesa, de morango (meu favorito), de wasabi, de saque e claro, de cha verde! Tem até uma loja chamada Kit Kat Chocolatory, em Ginza, onde sao criadas versões de luxo com sabores extravagantes.




Restaurantes:


Kyubey

O famoso restaurante de sushi Kyubei possui 2 unidades na cidade: uma em Ginza e outra em Shinjuku. eu diria que a reserva é indispensável já que o restaurante é muito concorrido.


Não é apenas uma refeição, é também uma experiência. Isso porque tudo que será consumido é preparado na sua frente, mostrando como é feita a comida (mantendo a tradição da rapidez no preparo) e garantindo o consumo imediato. Em cada preparação do sushi, o seu sushiman te apresentará o peixe, contará alguma informação importante, etc.

Vale optar por um dos menus, que inclui sushis e sashimis. Embora não venha descrito quais a peças que serão oferecidas, uma vez que isso pode mudar conforme o frescor dos ingredientes, é uma maneira ótima de conhecer diferentes sushis e sashimis. Apesar de caro, é um jantar único e vale cada centavo investido.

Nossa experiência foi super interessante, provamos tipos diferentes de sushis que jamais imaginamos consumir. Tudo fresco (que digam os camarões que são apresentados ainda vivos antes de preparados) e de excelente qualidade e sabor.




o camarão a 2 minutos de virar sushi


Harajyuku Gyozaro

Este é o restaurante de Gyoza mais conhecido da cidade. Fica numa vielinha chamada Okajima Bidg, perto da loja de brinquedos KiddyLand da rua Omotesando.

Tem fila na porta. Mas vale a espera.

O lugar é simples e não muito grande. O cardápio é bem enxuto: dois tipos de gyoza, refrigerante, cerveja ou saquê. Mas não será preciso mais nada!

É uma delícia!


nós na fila para comer guiozas



Fu-unji

O Fu-unji é um dos destinos gastronômicos mais populares para comer ramen em Shinjuku. A fila na entrada é grande e quando você entra no restaurante ainda tem mais umas 15 pessoas na fila.

Neste restaurante, você faz e paga sua refeição em uma maquina logo na entrada e fica aguardando ser chamado para sentar quando vagar lugar no balcão. Quando senta, entrega o ticket e espera sua comida ser servida. Existem apenas 2 opções no cardápio: o dipping noodle e o special dipping noodle.

Escolhemos 1 de cada. Primeiro veio o do Rodrigo (era o special) : um Tsukemen com o molho extremamente cremoso e fumegante. Já o meu… veio uma porção generosa do macarrão al dente e… GELADO, sem molho nenhum. Quase surtei. Mas segundos depois, para a minha alegria, chegou um bowl com o molhomuito quente, onde o ritual é você mergulhar o noodle (gelado) no molho quente. O sabor estava bom, mas confesso que preferiria tudo quentinho e já misturado! Rs Provei o do Rodrigo e estava perfeito.

Então minha dica é: vá de special! :)






Gyunta

Localizado no ultimo andar da loja de departamentos Mitsukoshi em Ginza, este restaurante serve o Okonomiyaki, uma espécie de panqueca japonesa preparada com uma massa de farinha de trigo e água, à qual sao acrescentados diversos ingredientes, para depois ser assada numa chapa na sua frente e imediatamente degustada.





Tempura Tsunahachi - Shinjuku

Com decoração bem tradicional, e pequenas salas para cada grupo, este restaurante serve um ótimo tempurá. Todas as refeições vêm com arroz e um missôshiro delicioso – onde ao final você surpreendentemente encontra as conchas dos mariscos no fundo do bowl.

Golden Gai

Este conjunto de ruas estreitas, escondidas em Shinjuku, possui centenas de minúsculos restaurantes, com apenas alguns assentos. Alguns sao abertos apenas para os locais, mas de qualquer forma, vale uma passada para ao menos vê-los.






Observação:

* Em grande parte dos restaurantes, o cliente é cumprimentado na chegada e na saída pelos funcionários — não estranhe se ouvir vários atendentes gritando juntos, é uma maneira de saudar o cliente.


Bình luận


bottom of page