Palácio do Catete/ Museu da República, Rio de Janeiro
- renatabarrosmsouto
- 24 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
O Palácio do Catete, atualmente abriga o Museu da República e foi sede do governo federal até os anos 60 e faz parte da história do país por ser a residência e local da trágica morte de Getúlio Vargas.
A visita ao Museu da República é um passeio pela história do Brasil e não pode ficar de fora do seu roteiro pela cidade do Rio de Janeiro!

A história do Palácio
O Palácio do Catete foi erguido quando o Rio de Janeiro era a capital imperial do país, pelo Barão de Nova Friburgo, que contou com vários artistas estrangeiros que ajudaram a tornar o edifício um símbolo da economia cafeeira escravocrata do Rio de Janeiro.
Após a morte do barão, o edifício foi adquirido pelo governo de Prudente de Moraes e posteriormente, reformado e transformado na sede da Presidência da República.
Fatos históricos políticos e sociais importantes foram decididos ali, como a declaração de guerra contra a Alemanha, em 1917 e a interpretação pela primeira vez, de uma música popular num Salão Nobre Brasileiro – o tango ‘Corta-Jaca”, por Chiquinha Gonzaga, em 1914.
Após abrigar 18 presidentes, Juscelino Kubitschek transfere a capital do Brasil para Brasília
O prédio foi sede do poder republicano por 63 anos, e hoje é patrimônio tombado pelo Iphan.
Como é a visita ao Palácio
A visita começa pelo térreo, na sala "Encontro com o visitante", cheia de documentos sobre a memória da casa e explicações sobre a organização das exposições.
Na sequência, os visitantes conferem o Salão Ministerial e suas peças de prataria, mobília, esculturas e documentos que contam a história do Brasil República.
O acesso ao segundo andar é através da linda escadaria de madeira. Reparem na colorida clarabóia lá no teto.


É no segundo andar que estão as lindas salas temáticas, cada uma ricamente decorada. Destaque para o Salão Nobre (o maior em dimensão) e o Salão Mourisco, com decoração inspirada na Alhambra, em Granada na Espanha.




Olha a clarabóia mais de perto! Do terceiro andar você consegue apreciar os detalhes do vitral.

E também ter um boa visão da escada vista lá de cima.

No terceiro andar está o quarto de Getúlio Vargas, como foi usado pela última vez, assim como a sala da última reunião ministerial que precedeu sua trágica morte.
Foi ali que o presidente Getúlio Vargas se matou com um tiro no coração, vestido com o pijama listrado bordado com suas iniciais, hoje em exposição.
Jardins
Os enormes jardins do palácio são atrações à partes, com coretos, lagos e alas de palmeiras. Além de muito verde, os jardins têm uma gruta e espaços para intervenções culturais.

Museu da República/ Palácio do Catete
Endereço: Rua do Catete 153 (em frente à saída do Metrô Catete)
Horário de Funcionamento:
Segunda-feira: Fechado
Terça a sexta: das 10h às 16h30
Sábados, domingos e feriados: das 11h às 17h30
Comments