Paris, França
- renatabarrosmsouto
- 9 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Posso dizer sem medo de errar que Paris é sem dúvida, uma das cidades mais bonita do mundo.
Paris é pura arte: dos fantásticos museus até as belíssimas igrejas, passando por praças e monumentos. Sem contar, com o prazer de caminhar sem rumo pela cidade, descobrindo lojinhas incríveis, cafés fofos e feiras livres.
Estive em Paris pela primeira vez em 2009. Antes de conhecê-la confesso que fiquei com um pouco de receio da fama de arrogante que possuem os franceses, mas foi com um imenso alívio que ao chegar em Paris constatei que estava completamente enganada! A dica para ser bem tratado em Paris é se esforçar um pouquinho e iniciar a frase com uma saudação em francês. O povo parisiense, não é grosseiro, eles apenas valorizam certas expressões que muitas vezes esquecemos de usar em nosso país, como: Bom Dia, Obrigada, Por favor (Bonjour, Merci, S´il vous plaits).
O que visitar:
Sacré Coeur
Ainda que seja a Catedral de Notre Dame a ostentar o título oficial de maior monumento religioso de Paris, a Sacré Coeur surpreende por sua beleza e por ser um dos melhores pontos a oferecer uma excelente visão panorâmica da cidade.
Os arredores, no alto da colina de Montmartre, ainda conservam um ar da Paris antiga.
Depois, desça as escadarias em direção a rua Place Saint-Pierre, pare na metade do caminho, volte-se para trás e tenha uma formidável vista da igreja. Aí então, termine as escadas e lá encontrará também diversas lojas de souvenirs (muito mais em conta que nos demais pontos turísticos).


Arco do Triunfo
É um dos mais ilustres monumentos de Paris e está localizado na Praça Charles de Gaulle, no final da Champs-Elysées. Foi construído em 1836, para comemorar as vitórias militares do Napoleão. No seu interior estão presentes maquetes, documentos e desenhos de sua construção guardados em um museu. E na parte superior possui um incrível terraço, de onde é possível obter uma vista singular da cidade de Paris.





Louvre
Foi Palácio Real da França até 1682, quando Luís XIV transferiu a sede para Versailles. Em 1793 foi poupado pela Revolução e tornou-se museu.
São 35 mil obras (o maior acervo do mundo) em 60 mil metros quadrados a percorrer. Ou seja: o programa pode ser cansativo e demorado. Estude o mapa de forma a priorizar o que você realmente quer ver.






Notre-Dame
Suas torres medem cerca de 70 metros, e lá em cima está a imensa rosácea colorida, de 13 metros de diâmetro. Seus 200 vitrais colorem todo o interior da igreja e do lado de fora, as gárgulas impressionam. Construída na Idade Média, levou quase 200 anos para ser concluída e é um dos maiores ícones do mundo da arquitetura gótica.






Île St. Louis
Este é um dos lugares especiais de Paris. Esta pequenina ilha localizada logo atrás da Notre Dama. A Rue de St Louis-en-Île que ums seleção de lojas imperdíveis. Uma queijaria bem recomendada por críticos gastronômicos, uma Olive&Co que é o paraíso dos azeites, uma loja de brinquedos super fofa com cara de loja antiga (L´Arche de Noé, no #70), a sorveteria Berthillon e a loja mais linda da vida: a Le Cure Gourmande. Ela tem deliciosos biscoitos amanteigados recheados (o carro chefe deles), caramelos, balas e chocolates que são vendidos por peso, em saquinhos ou em lindas latas.





Torre Eiffel
O coração até bate mais forte quando se está diante dela, que é um dos ícones da “Cidade Luz”. Com aproximadamente 324m de altura, foi construída para a Exposição Mundial de 1889 em comemoração aos 100 anos da Revolução Francesa. Originalmente seria apenas uma estrutura temporária a ser desmontada após o evento.
Ela é linda vista dos gramados do Champs de Mars ou do Trocadero. Linda vista de baixo e proporciona uma estonteante vista lá de cima.






Les Invalides
O Les Invalides é onde fica a sepultura de Napoleão e o Musée de l’Armée.



Jardim de Luxemburgo
O Jardim de Luxemburgo é um dos lugares mais charmosos de Paris.
Situado no bairro Quartier Latin, o Jardim é local de relaxamento, passeio e admiração.
Pantheon
Construído em 1790 para abrigar uma igreja para a padroeira da cidade, mais tarde tornou-se o Pantheon Paris que hoje abriga os restos mortais de grandes personalidades francesas, como Victor Hugo, Voltaires, entre outros.


Ópera Garnier
Dê uma boa olhada no edifício da Ópera de Paris, que é lindo e está repleto de detalhes arquitetônicos maravilhosos, e não deixe de entrar e fazer o tour guiado.

Jardim das Tulherias
O Jardim foi criado no século 16 para decorar o Palácio das Tulherias, a pedido de Catarina de Médicis. Foi projetado em estilo francês com várias estátuas.




Champs-Elysées
Uma das avenidas mais famosas do mundo, abriga a sede das principais grifes francesas, além do Arco do Triunfo e o Obelisco da Praça da Concórdia.


Museu D'Orsay
É um museu discreto, sem fachada mirabolante que compete com o que interessa, o acervo. Ele está numa centenária gare (estação) de trem. Nele estão expostas artes produzidas na França nas últimas décadas do século 19 e primeiras do século 20. Sim, os impressionistas.
As mulheres gordas de Renoir, o cochilo no campo de Van Gogh, Monet, entre outros.




Museu Rodin
O Musée Rodin fica na antiga casa do artista, num prédio do século 18 com um jardim decorado com esculturas dele. Rodin doou sua casa com suas obras, coleções e tudo mais que lhe pertencia e hoje está disponível para visitação. Destaque para as obras O Pensador e A Porta do Inferno.



Museu Georges Pompidou
Outro lugar interessante para se visitar é o Museu Georges Pompidou, que possui exposições temporárias alternativas. Seu lado externo é repleto de encanamentos aparentes e uma fonte cheia de esculturas coloridas.



Madaleine
Vista de fora, a igreja Madaleine mais parece um templo grego com colunas altíssimas e um pórtico triangular do que uma igreja católica. A parte interna, porém é típica de uma igreja católica, com direito a belas estátuas e uma cúpula toda ornamentada.
O bairro possui ótimos cafés e lojinhas interessantes.


Bon Marche
Não deixe de visitar este incrível supermercado. Faça uma seleção de queijos, uma baguete crocante, uns macarons e uma champagne e siga para um parque. Fazer um picnic em Paris é uma experiência deliciosa.
Galeries Lafayette
Foi inaugurada em 1912 com o objetivo de ser um empório de luxo. A cúpula de 43 metros de altura se tornou o símbolo da galeria. O andar de comidas é sensacional, com vários restaurantes para fazer uma refeição rápida.

Versailles
O Palácio de Versailles, que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é um dos maiores castelos do mundo e está localizado na cidade de mesmo nome, que fica nos arredores de Paris. O Palácio foi construído em 1862 e serviu de residência para o Luís XIV até a família real ser forçada a voltar para a capital em 1789, com a Revolução Francesa.
O Castelo possui diversos cômodos, sendo que os principais são o quarto do rei, da rainha e a deslumbrante Galeria dos Espelhos.
Os jardins são lindos e muito bem cuidados. As fontes estão espalhadas por todo o Complexo de Versailles e cada uma tem sua singularidade, história e significado.













Onde Comer:
Crepe na rua de trás do Luvre

Angelina
Angelina é uma casa de chás austríaca que era frequentada por Coco Chanel. Vale a pena ver o salão de chás típico francês e que serve o melhor chocolate quente de Paris. As sobremesas são lindas e deliciosas.
Ladurée
Ladurée é uma famosa casa de doces francesa fundada em Paris em 1862. É conhecida principalmente pelos macarons, famosos no mundo inteiro.

Le Soufflé
Indicação de uma amiga que estudou gastrômia em Paris, este restaurante especializado em soufflês é o programa tem que ir.


Commentaires