Passeio Alta Montanha, Mendoza - Argentina
- renatabarrosmsouto
- 6 de set. de 2022
- 3 min de leitura

Neste post compartilharei com você como é o passeio conhecido como "Alta Montanha", que possibilita ver de perto o Monte Aconcágua e é bastante procurado pelos turistas que visitam Mendoza, na Argentina.
Sobre o Aconcágua
O Monte Aconcágua tem 6.962 metros de altitude, e é simultaneamente o ponto mais alto das Américas, de todo Hemisfério Sul e o mais alto fora da Ásia. Está localizado nos Andes Argentinos, a cerca de 112 km da cidade de Mendoza, especificamente no Parque Provincial Aconcágua.
Quando visitar o Monte Aconcágua?
O passeio pode ser feito em todos os anos, em qualquer estação. Porém, é importante redobrar o cuidado no inverno, já que muitas vezes, por conta da nevasca e das avalanches, o local é fechado.
Durante os meses de junho e setembro, é possível fazer algumas paradas nas estações de ski que ficam nas proximidades.
Como é o Passeio
O passeio começa cedo, pois dura o dia inteiro, já que o Aconcágua fica a cerca de 120km de distância de Mendoza. A paisagem que nos acompanha do começo ao fim do trajeto é indescritível. As montanhas vão mudando de cor conforme a altitude, e aos poucos o avermelhado vai se tornando branco, com a neve aparecendo nos picos.


A primeira parada fica apenas a 60km de Mendoza, na Represa de Potrerillos, construída em 1999. Além de gerar energia elétrica, ela também é responsável por abastecer a cidade e irrigar as vinícolas da região.


A segunda parada é no Vale de Uspallata, com uma atitude de aproximadamente 1.800 metros.
A beleza do local é singular e já foi set de filmagens para o renomado filme Sete Anos no Tibet, estrelado pelo ator Brad Pitt, de 1997.
É aqui também que muita gente aluga roupa e acessórios de neve como pranchas para fazer esqui-bunda.
A terceira parada é na estação de esqui Penitentes, seguida da Puente del Inca. Ela é um dos locais mais conhecidos da trajetória. A atração fica localizadas a 183 km de Mendoza, quase na fronteira com o Chile. A área é formada por uma ponte natural sobre o rio Las Cuevas e já chegou a abrigar um famoso hotel com banhos termais.
A lenda quechua diz que o herdeiro do trono do Império Inca estava doente e, sem esperanças, foi levado para o local para ser curado pelas águas termais. A travessia duraria meses e os homens então se abraçaram para formar uma ponte humana permitindo a passagem do pai e filho. Quando viraram para agradecer, os homens acabaram sendo petrificados, dando origem à ponte de pedra.

A última parada é no Parque Providencial do Aconcágua, que fica a 180 Km do centro de Mendoza e recebe alpinistas de todo o mundo. Existem as opções de trilhas mais leves e curtas para poder explorar as paisagens naturais. A trilha mais simples é chamada de Laguna Horcones, com apenas 2 Km de extensão.
Vale lembrar que só é possível fazer as trilhas mais longas durante o verão, já que elas são fechadas no inverno, por conta da neve.
Nós fizemos uma pequena trilha, paramos para minha filha brincar com a neve e claro, fizemos muitas fotos com a placa e o pico do Aconcágua ao fundo.




Dica: Se sua visita ocorrer durante o inverno, prepare-se para o frio, afinal você estará a cerca de 2.500 metros de altitude, em meio ao vento. O que faz a sensação térmica cair.
Como chegar ao Parque do Aconcágua
Optamos por fazer esse passeio contratando a empresa Brasileiros em Mendoza, que nos disponibilizou um carro com motorista. Esta forma possibilita maior flexibilidade pois permite que você decida quanto tempo deseja permanecer em cada parada.
Você também pode alugar um carro ou utilizar uma das inúmeras empresas especializadas que oferecem esse roteiro de um dia de ônibus ou van.
Comments