Pinacoteca de São Paulo e Pinacoteca Contemporânea, SP
- renatabarrosmsouto
- 31 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

Fundada em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, a Pinacoteca é o museu de arte mais antigo da cidade. O prédio foi projetado no final do século XIX pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por obras icônicas como o Teatro Municipal de São Paulo e o Palácio dos Correios.
Acervo
O acervo da Pinacoteca de São Paulo tem mais de 10 mil obras com foco na arte brasileira do século XIX, passeando por movimentos modernistas e contemporâneos. Que inclui nomes como Tarsila do Amaral, Portinari, Victor Brecheret, Anita Malfatti e Di Cavalcanti. Além do acervo, o museu recebe exposições temporárias.

A visita
O acervo está exposto em salas/ galerias e podem ser feitas na ordem que o visitante desejar. Além de admirar as obras, o prédio é lindíssimo e rende belas fotos.
A Pinacoteca conta com uma loja e um café, com mesas internas e externas.



Ao lado da Pinacoteca está o Parque da Luz, criado em 1798 como horto botânico e aberto ao público, somente em 1825, fazendo dele o primeiro espaço de lazer paulistano da época. Em 1981 o parque foi tombado como Patrimônio Histórico e conta com esculturas que integram o acervo da Pinacoteca.
E é cruzando o Parque que está a novíssima Pinacoteca Contemporânea, que se soma à Pinacoteca de São Paulo.

A Pinacoteca Contemporânea
É um espaço com praça pública para atividades artísticas e culturais, duas galerias para exibição de obras em grandes formatos, ateliês para atividades educativas, biblioteca e centro de referência e documentação, além de loja, café, restaurante, auditório, mirante e espaço de acolhimento.
O novo prédio do museu foi inaugurado em 04 de março de 2023 e sua entrada principal, na Avenida Tiradentes, tem fachada branca, moderna, com uma parede vazada permite ver o que era a recepção da escola estadual Prudente de Morais. É um prédio dos anos 50, construído por Hélio Duarte.
Para a inauguração, o museu apresenta 2 mostras:
- Chão da Praça: que reúne artistas brasileiros do acervo de arte contemporânea da Pinacoteca como Emanoel Araújo, que foi diretor da Pinacoteca e do Museu AfroBrasil e morreu no ano passado.


- Quase Coloquial: da artista sul-coreana Haegue Yang.
Pinacoteca
Endereço: Praça da Luz, 2
Horário de Funcionamento e Ingressos: quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. R$ 20 inteira.
Pina Contemporânea:
Endereço: Av. Tiradentes, 273 – Luz
Horário de Funcionamento e Ingressos: quarta a segunda-feira, das 10h às 18h. A entrada será gratuita até 4 de abril. Depois, os ingressos vão custar R$ 10, com direito a meia-entrada.
Comments