Praga, República Tcheca
- renatabarrosmsouto
- 27 de fev. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
Praga é uma cidade muito bonita. Há quem a chame de “Paris do Leste”.
Mas na minha opinião, a beleza de Praga não está apenas nos monumentos, igrejas ou museus, mas principamente nas ruas. Por todo lugar que você olhe existe uma construção incrível, cheia de história e arte e ruazinhas charmosas com cantinhos escondidos.

O que visitar:
Relógio Astronômico
Caminhe pela Praça Venceslau, a principal praca de Praga e não deixe de visitar o famoso Relógio astronômico (Orloj), no topo da torre da antiga prefeitura. O relógio possui três componentes principais: o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu; a ”Caminhada dos Apóstolos”, um show mecânico que acontece a cada hora cheia, com as figuras dos apóstolos; e um mostrador-calendário com medalhões representando os meses.
O relógio tem uma história curiosa: o artista responsável pela construção teve os olhos perfurados a mando do rei, para evitar que outro relógio similar fosse construído.


Sinagoga Espanhola
Visite a Sinagoga Espanhola que tem um belíssimo interior com influencia moura. Ela está no bairro judeu, o Josefov, que tem na sua entrada uma escultura em homenagem a Franz Kafka




Ponte Carlos
A Ponte Carlos é um dos cartões postais mais famosos de Praga e a primeira conexão entre a Cidade Velha (Staré Město) e a Cidade Baixa (Malá Strana), inaugurada em 1402. Hoje a ponte é acessível apenas para pedestres. Vá a ponte em diferentes horários para vê-la ao amanhecer (bem cedo a ponte estará vazia) e ao anoitecer (quando ela fica ainda mais bonita). Possui 30 estátuas barrocas expostas ao longo de seus 516 metros de extensão.




Castelo de Praga
O Castelo de Praga é na verdade um complexo de pontos turísticos e lugares para visitar. Dá para passar um dia inteiro caminhando e conhecendo atrações como a Catedral de Sao Vito, o Palácio Real, a Basílica de São Jorge, a movimentada Rua do Ouro e a Torre.
O castelo que foi construído entre os séculos XIV e século XVII, já foi a residência dos reis da Boêmia e atualmente mora o Presidente da República.
Não deixe de subir na Grande Torre Sul da Catedral de São Vito. A vista é linda. De lá de cima você terá uma visão diferente do complexo do castelo e também para a própria Catedral de São Vito. De quebra, você ainda vê o maior sino da República Tcheca.







Monastério Strahov
Ao lado do Castelo de Praga, no topo do morro, está o Monastério Strahov com uma biblioteca lindíssima. Os jardins também merecem uma visita.
Aproveite para tomar uma cerveja na Cervejaria Starhov, onde a cerveja San Norberto tem o nome do fundador da ordem e segue sendo produzida nas grandes cubas de cobre que destacam-se na sala principal da cervejaria.







Lennon Wall
Desça a colina para entrar na Cidade Baixa, e pare para ver o Lennon Wall, uma obra artística e de liberdade. Muitas pessoas acreditam que o muro foi feito em homenagem a John Lennon, mas na verdade a história mostra que os grafites e as pinturas são mais do que um memorial ao músico. O muro é símbolo da luta pacífica contra o regime comunista que governou a República Tcheca por muitos anos.


Igreja de São Nicolau
Mais adiante você verá a Igreja barroca de São Nicolau, com todo seu interior em mármore e muito ouro. Vale a pena a visita!
Na descida não deixe de provar o quase impronunciável mas delicioso doce “Trdelník”, uma massa assada em espiral, passada no açúcar e amêndoas. Você vai encontrá-lo rapidamente pelo aroma maravilhoso.
Perca-se nas ruazinhas desta região que é repleta de lojinhas charmosas. Não deixe de reparar nas casas com o símbolo da profissão do morador, um antigo costume local.


Nesta área também está localizada uma rua tão estreita onde se passa somente uma pessoa por vez. Tem até um semáforo para garantir que não haja congestionamento!!!


Parque Petrin
Situado em uma colina em pleno centro histórico, o Parque Petřín é o principal parque da cidade.
Use o funicular para chegar ao topo do parque. Suba a Torre Petrin, uma réplica miniatura da torre parisiense levantada em 1889, e você terá uma bela vista panorâmica da cidade. Outra atração do parque é um labirinto de espelhos que é formado por uma série de espelhos de todos os formatos que provocam muitos risos visto que a imagem dos visitantes é transformada nas mais diversas formas. Diversão garantida para as crianças.



Rio Vltava
Uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Praga é admirar os cisnes que ficam às margens do Rio Vltava, próximo a ponte Carlos, no lado do bairro Malá Strana. De manhã cedinho ou no final de tarde eles ficam bem próximos às margens do rio.



Restaurantes:
Viajar para República Tcheca é sinônimo de beber boa cerveja. E não existe lugar melhor para provar a tradicional cerveja do que Praga. E a comida também não deixa a desejar. A cozinha típica da República Tcheca é bem rica, com direito a muita carne de porco, cheia de cozidos de carnes e sopas, geralmente acompanhados de bolinhos de pão, batatas ou outro tipo de legume mais substancioso, como beterraba, lembrando muito a cozinha da Alemanha e Áustria (países vizinhos).
Lokál
Tem cara de taverna, os preços são bem em conta. Ótima cervejas.
Comemos aqui um delicioso steak tartare e joelho de porco.
Endereço: K Verneraku 70/1

Café Savoy
Muito famoso e que dizem, evoca o espírito da antiga Tchecoslováquia. É um desses lugares que preservam um charme de antigamente como só se encontra no leste europeu.
Endereço: Vitezna 124/5 - 150 00 Praha 5
U Vejvodu
Uma espécie de taverna Tcheca deliciosa e enorme, mas com ambiente muito aconchegante, auto denominado restaurante original da Urquell, uma das cervejas mais famosas de Praga. Lá comemos um delicioso joelho de porco no rolete com molhos e mostardas variadas.

Nase Maso
Uma hamburgueria dentro de um açougue cheio de gente descolada, espremidas em mesinhas altas. No Naše maso você vê carnes que dão água na boca e pode comer tudo ali mesmo, se quiser.
Endereço: Dlouha 39, Praga 110 00, República Tcheca

Sisters
É um pequeno restaurante, bom para uma refeição rápida. Excelentes sanduíches abertos, prato típico de várias regiões da Europa. Saborosos, bem preparados e boa variedade. Os de arenque e salmão são ótimos. O atendimento também é muito bom.
Endereço: Dlouha 727/39, Praga 110 00, República Tcheca

Hospedagem:
Nós ficamos hospedados no Aria Hotel, um charmoso hotel boutique que possui ambientes de arquitetura clássica com decoração elegante e moderna, quartos luxuosos e serviço atencioso. O café da manhâ é servido em um antigo pátio, atualmente coberto com um lindo teto de vidro. O hotel possui um rooftop de onde você poderá admirar a noite estrelada com as cúpulas de uma catedral que fica bem próxima ao hotel. Os jardins ao fundo do hotel são belissímos.
Aria Hotel Prague
Trziste 368/9, Praga 118 00 República Tcheca
adorei as dicas! Agora que voltamos para Europa, está provavelmente será uma das minhas próximas viagens 👍🏼 Amei a rua super estreita que tem um farol 🤣🤣