top of page

Quintas no Douro, Portugal

  • renatabarrosmsouto
  • 12 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Foto: Soutos no Mundo

o Douro é a região vitícola demarcada e controlada mais antiga do mundo. Sem contar que, com certeza, é uma das mais lindas. Para os amantes de vinho, visitar a região é uma oportunidade única.


A região vem cultivando uma diversidade de uvas e produzindo vinhos de altíssima qualidade há mais de 2.000 anos.

É no trecho do rio entre Peso da Régua e Pinhão que estão algumas das principais vinícolas portuguesas, de nomes famosos em todo o mundo.


Com tantas opções de vinícolas, surge a dúvida: qual vinícola visitar? Como escolher com tantas boas opções à disposição?



Planejamento

A minha dica para montar o roteiro é estudar a parte logística, pois o deslocamento pelo Douro pode ser bastante complicado. o acesso é apenas por estradas sinuosas. mas com paisagens lindas. Então apesar de próximas, o tempo de deslocamento entre duas vinícolas pode demorar mais do que você imagina.

Foto: Soutos no Mundo


A visita

A maioria das vinícolas oferece tours guiados, que costumam levar entre uma e duas horas de duração onde você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história e produção dos rótulos da vinícola.


Geralmente, as vinícolas contam com restaurantes/ wine bars ou opção de fazer prova de vinhos com ou sem deliciosas tábuas de frios. Os preços variam dependendo da seleção de vinhos escolhida.


Algumas quintas, como são chamadas as vinícolas em Portugal, também oferecem hospedagem e algumas outras experiências como piquenique, passeio de barco e colheita na época da vindima.




Estive recentemente no Douro e fiquei completamente arrebatada pela a região, com suas belíssimas paisagens. Abaixo compartilho com você as duas belas quintas que eu visitei:



Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

A Quinta Nova fez parte da primeira demarcação feita por Marquês de Pombal, em 1756.

Sua adega original é de 1764. A propriedade é linda. Destaque para a fofa capela de Nossa Senhora do Carmo, que é de 1765.


Foto: Soutos no Mundo


É na casa senhorial que está localizado o hotel - o Quinta Nova Winery House - Relais & Châteaux

Ele possui apenas 11 quartos, que seguem decoração rústica que alude aos vinhedos da região.

Olha a vista desta piscina maravilhosa!


Foto: Soutos no Mundo


A Quinta Nova começou com a produção de vinho do Porto. Ela foi comprada pela Amorim, o maior grupo de cortiça do mundo. Atualmente seu foco é nos vinhos de mesa. Os tintos vem das vinhas locais, já os brancos são produzidos com uvas compradas de pequenos produtores do Douro.

A visita pela Quinta (que deve ser agendada com antecedência) inclui a entrada no Wine Museum Centre (a Quinta Nova é a única vinícola que possui um museu), que tem um acervo que representa o ciclo produtivo do vinho do Porto por meio de objetos dos séculos 19 e 20. Muito interessante.





A degustação é feita no Wine Bar Parador que tem uma vista de tirar o fôlego.

Escolhemos 2 tipos diferentes de degustação, para podermos conhecer mais tipos de rótulos da vinícola.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Dica: Caminhadas, passeios de barco, passeios até o Dão e um dia de enólogo são outras experiências fornecidas pela quinta.





Quinta dos Murças

A Quinta dos Murças é uma quinta histórica, onde foi plantada a primeira vinha vertical do Douro, 1947.


Foto: Soutos no Mundo

Em outubro de 2008, o Grupo Esporão, convencido das diversidades e qualidades dos terroirs da propriedade, adquiriu a Quinta dos Murças e mudou radicalmente seu foco para a produção de vinhos de mesa.

Atualmente, a Quinta dos Murças se diferencia por ter uma produção biológica, sem uso de pesticidas.


Foto: Soutos no Mundo

Na primeira parte da visita, estivemos na adega e conhecemos mais sobre a produção e história da Quinta. Também pudemos aprender sobre os vinhos da Quinta dos Murças, suas diferentes propostas e a filosofia de expressão de cada micro-terroir da propriedade.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Na sequência, visitamos à belíssima casa principal da quinta, onde fica a sala de degustação. Escolhemos a degustação intermediária, que contempla a prova de 5 vinhos, sendo um branco, 3 tintos e um Porto.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

תגובות


bottom of page