top of page

Rotorua, Nova Zelândia

  • renatabarrosmsouto
  • 31 de mai. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022


Conhecida principalmente como a capital das atrações geotérmicas do país e uma das regiões com a maior concentração de Maoris da Nova Zelândia, Rotorua é um dos destinos turísticos mais populares entre aqueles que visitam a ilha Norte da Nova Zelândia.



O que visitar:



Wai-O-Tapu Thermal Wonderland

O Wai-O-Tapu é o maior e mais diversificado parque geotermal da Nova Zelândia. Formado a aproximadamente 160.000 anos atrás, nele estão crateras colapsadas, piscinas borbulhantes de lama vulcânica, fumarolas, hotsprings coloridos e geysers, resultantes da atividade vulcânica da região. A crateras de Wai-O-Tapu foram formadas nos últimos 700 anos pelo colapso da superfície do terreno que vem sendo progressivamente deteriorada pela acidez das águas que brotam dos mananciais geotérmicos subterrâneos. Os lagos são coloridos, em virtude dos elementos químicos dissolvidos na água (extremamente ácida).


Foto: De Malas Prontas

Além do forte cheiro de enxofre, chama a atenção a coloração alaranjada na vegetação do parque, vestígios do enxofre, arsênico e outros minerais.


repare na cor destas árvores Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Alguns destaques:

- do mirante chamado Paleta do Artista você poderá observar a água que transborda da Piscina de Champagne e com ela, uma variação de cores em sua borda, provenientes dos mineiras.

- no Panoramic View você terá uma linda vista do lago verde chamado Ngakoro, rodeado pela floresta Kaingaroa, formando uma bela paisagem.

- na Te Puia Tio, da passarela você poderá ver de perto a piscina sulfurosa em forma de ostra

- a Piscina de Champagne, que tem este nome em virtude das borbulhas que solta na superfície, tem 65 metros de diâmetro e 62 metros de profundidade. O lago tem uma temperatura média na superfície de 74°C e. A cor de sua margens se deve a presença de bactérias e minerais como ouro, prata, mercúrio, enxofre e arsênio e seu pH médio é equivalente a o ácido sulfúrico puro. - o Devil´s Bath é um lago verde neon, resultado da elevada concentração de enxofre e outros sais ferrosos dissolvidos em suas águas.


na Paleta do Artista, com a Piscina de Champagne ao fundo. Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
o lago verde chamado Ngakoro Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Te Puia Tio Foto: De Malas Prontas
a Piscina de Champagne em plena atividade Foto: De Malas Prontas
o lago verde neon do Devil´s Bath Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas



Huka Falls

Localizada a cerca de 5km do centro de Taupo, a Huka Falls impressiona por sua força. Ela é considerada a cachoeira com o maior volume de água de toda a Nova Zelândia. Sua cor azul turquesa é linda e fica ainda mais incrível em dias de sol. Você pode vê-la de diferentes ângulos a partir dos mirantes disponíveis ao redor dela.



Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas



Te Puia

O Te Puia é um parque localizado dentro do do histórico Vale Geotermal Te Whakarewarewa, na cidade de Rotorua. Ele possui piscinas de lama borbulhantes e fontes termais, mas a estrela é o famoso geyser Pōhutu, que irrompe a cada hora com jatos de até 30 metros de altura, e é considerado o maior geyser no Hemisfério Sul.

O parque ainda exibe o Kiwi, a ave símbolo da Nova Zelândia.


piscina de lama borbulhante Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
o Pohutu em ação! Foto: De Malas Prontas
o Pohutu visto da entrada do parque Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Outra atração do Te Puia é o Te Po Experience, uma introdução à cultura Maori, apresentada pelos próprios maoris que vivem na região e trabalham no Te Puia. No Rotowhioa marae, uma construção típica Maori acontece shows que mostram a cultura maori através dos rituais, as celebrações, as roupas, a arte, as músicas, as danças, o idioma.


apresentação do famoso Hakka Foto: De Malas Prontas


Agrodome Leisure Park

O Agrodome abriu suas portas para turistas em 1971. São 350 hectares que há mais de 40 anos funciona como local de contato com animais de fazenda, principalmente com as ovelhas.

A bordo de um trenzinho, você percorrerá a fazenda, parando para alimentar ovelhas e lhamas. Você também verá de perto a plantação de kiwis e fará uma degustação do suco da fruta e de Manuka Honey, ambos produzidos pela fazenda.

Em um grande anfiteatro em forma de celeiro, você poderá assistir a um show, onde são apresentadas diversas raças de ovelhas. Minha filha teve a oportunidade de subir no palco e dar uma mamadeira de leite a uma ovelhinha. É uma atração perfeita para quem viaja com crianças.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

selfie com a Lhama Foto: De Malas Prontas
Plantação de kiwi Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
degustação de Manuka Honey e suco de kiwi Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Lago Rotorua

O bonito lago da cidade possui um lindo gramado com playground para as crianças e repleto de familias. Bem gostoso fazer uma caminhada ali nas margens!


Foto: De Malas Prontas


Whakarewarewa Forest

A floresta de Sequóias gigantes de Roturua impressiona. E embora ela tenha fins comerciais, algumas partes ainda contem árvores que hoje estão com mais de 115 anos de idade.

A floresta oferecer a oportunidade de boas fotos além de trilhas, populares principalmente entre os ciclistas.



Hospedagem

Nós ficamos hospedados no Holiday Inn Rotorua, que tem quartos confortáveis, um ótimo café da manhã, possui kids club e tem uma piscina aquecida de água termal.

O hotel oferece estacionamento gratuito aos hóspedes.

Comentários


bottom of page