top of page

Siena e outras cidades daToscana, Itália

  • renatabarrosmsouto
  • 15 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2022


A paisagem Toscana que você conhecerá nas estradas é realmente linda. São paisagens bucólicas, cercadas de parreiras, oliveiras e campos de girassóis. Suas cidades possuem uma arquitetura imponente, medieval. Uma experiência dos deuses a cada refeição. Bem vindo à Toscana, a região mais famosa e charmosa da Itália.


Um mapa ajuda bastante porque a Toscana conta com centenas de pequenas estradas e o grande barato da viagem é justamente sair da estrada principal e se aventurar por esses caminhos alternativos.


A melhor forma de explorar a região é montar a sua base em uma cidade e com um carro alugado, visitar as outras cidades e vilarejos . Nós escolhemos como base Siena.




Siena

Você vai precisar de pelo menos um dia inteiro ou dois para conhecer tudo que Siena tem a oferecer. Uma coisa a se ficar atento: é proibido circular de carro pelo centro histórico. Você deve utilizar um dos estacionamentos que ficam do lado de fora da cidade e seguir a pé até o seu centro.


A praça principal, em forma de meia-lua, é a Piazza del Campo, e é onde se encontra o Palazzo Pubblico (câmara municipal ou prefeitura), com o famoso Campanile (campanário), e onde se encontram os afrescos de Simone Martini e Ambrogio Lorenzetti e relevos da Fuente Gaia de Jacopo della Quercia. Nesta praça também está a alta Torre del Mangio.


Siena atrai muitos turistas principalmente porque, nos dias 02 de julho e 16 de agosto de cada ano, esta praça vira palco para sediar o Palio di Siena, a tradicional corrida de cavalos da cidade, realizada desde o século XVII. Os montadores se vestem à caráter e as arquibancadas ficam apinhadas de torcedores balançando suas bandeirolas e cantando hinos.

A piazza é famosa também pelo chão inclinado, um inteligente sistema de escoamento das águas das chuvas.


A sua catedral é um exemplo da arquitectura gótica italiana. A fachada principal foi terminada em 1380; em seu interior pode-se ver o púlpito octogonal apoiado sobre leões de Nicola Pisano, e o seu pavimento de mosaicos. Sob a catedral, no baptistério, encontra-se a magnífica pia baptismal com baixo-relevos de Donatello, Ghiberti, Jacopo della Quercia e outros escultores do século XV.



San Giminiano

Fica a mais ou menos 1 hora de carro por uma estrada linda. A cidade com suas torres medievais construídas por famílias rivais e que são o cartão postal da cidade, é completamente murada e vai te transportar para a Idade Média. Absolutamente bem conservada, ainda tem um palácio e uma catedral que impressionam. Mas só estar em uma cidadezinha medieval, com aquelas ruas estreitas já é o suficiente para você se sentir em outro tempo.


Antes de partir experimente o sorvete da Gelateria Di Piazza que já foi premiada como o melhor do mundo.




Montepulciano

Esta pequena cidade é uma graça com uma energia apaixonante. É fascinante visitar um lugar quase todo construído em pedra. O tempo parece retroceder centenas de anos e a sensação é de que, derrepente, estamos de fato na Idade Média.




Montalcino

Milhares de pessoas são atraídas à Montalcino por um dos melhores vinhos produzidos na Itália: o Brunello di Montalcino, que você poderá comprar em uma das várias lojas da cidade. Uma grande variedade de tintos podem ser provados em uma enoteca localizada na Fortezza, uma fortaleza do século 14.




Lucca

Uma cidade bem charmosa e a terra de Giacomo Puccini, o grande compositor de algumas das óperas mais populares do mundo. Na Casa de Puccini, atualmente um museu, estão aexpostas peças de figurino de suas óperas, fotografias e seu último piano.

Caminhe sem pressa pelas estreitas ruas de Lucca que subitamente gratas surpresas aparecem. Como por exemplo, a Igreja San Michele in Foro que possui uma fachada feita em três fileiras de colunas trabalhadas.

Percorra suas muralhas que foram trasnformadas em um Parque super arborizado.




Monteriggioni

É uma verdadeira jóia medieval no topo de uma colina. Construída em 1203, tornou-se 10 anos depois um posto militar.





Комментарии


bottom of page