top of page

Stellenbosch, Vinícolas do Cabo, África do Sul

  • renatabarrosmsouto
  • 1 de mar. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022


Se você, assim como eu, não dispensa um bom vinho, acompanhado de uma culinária sofisticada e deliciosa, então não deve deixar Stellenbosch de fora de sua visita à África do Sul.


Localizada a 40 minutos de Cape Town, Stellenbosch forma, junto com as vizinhas de Paarl e Franschhoek, uma região conhecida como Cape Winelands, a maior região produtora de vinhos da África do Sul. O vinho mais importante nesta região é a pinotage que é resultado do cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage e foi desenvolvida na África do Sul, em Stellembosch, em 1925.


Um passeio muito legal e que vale muito a pena fazer, para quem gosta de vinho, é degustar nas vinícolas. E visto que Stellenbosch está localizada próxima da Cidade do Cabo, dá até para fazer um bate e volta mas eu recomendo que você durma ao menos 1 noite e aproveite a hospedagem em uma das vinícolas.


Em Stelenbosch existem muitas vinícolas abertas para degustação. Algumas delas também sāo hotéis. Nós optamos por nos hospedar na Spier que possui uma excelente estrutura e atrações para a família toda.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Para quem está viajando com crianças, vale dizer que além do kids club, o Spier possui ainda um centro de estudo de aves chamado Eagle Encounters. Você poderá ver as aves em exposicão e tocar em corujas. Tem um parquinho com pequenos animais soltos (tartarugas, avestruzes, patos, coelhos) para a diversão das crianças. Assistimos a uma apresentação onde os treinadores fazem as aves voarem e pousar nas mão das pessoas que estão na platéia. Bom programa para quem está com crianças.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

O hotel possui bicicletas à disposiçāo dos hóspedes para passeios pela propriedade e vinhas. O passeio também pode ser feito com locação de Segways.


A gastronomia do hotel é excelente. Existem diversos restaurantes. O Eight, que só utiliza ingredientes frescos, produzidos na própria Spier ou de pequenos agricultores locais.

O Picnic, que serve diversas opções de comidas (e vinhos, claro!) para você montar sua cesta de picnic e degustá-la no lado externo em mesas espalhadas sob as árvores. E o HogHouse Bakery & Café.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Dentro da propriedade da vinícola tem um Craft Market (feirinha) onde você poderá comprar artesanato típico da África do Sul.


Nos jardins ao redor do hotel estão expostas algumas esculturas e instalacoes de artistas locais.


Além de todas estas atrações, a Spier possui (claro!) a degustação dos vinhos produzidos por ali. Selecionamos a opção de 6 vinhos, acompanhados de queijos.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas



Tour em outras Vinícolas


Para fazer o tour nas vinícolas utilizamos um serviço chamado Vine Hopper, que te pega no início da manhã no hotel e tem uma rota com 5 vinícolas pré determinadas. Assim você bebe vinho a vontade e não se preocupa em ter que dirigir! As vinícolas que visitamos foram (rota Eastern route):


Lanzerac: A sede onde ocorre a degustação é uma casa de fazenda clássica. Aqui degustamos 5 vinhos. A área da vinícola é muito bonita. Logo na entrada tem um corredor de arvores que estavam com as folhas amareladas formando uma paisagem lindissima.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Neil Ellis: Aqui os vinhos foram harmonizados com uma grande tábua de queijos, presuntos, azeitonas, geléia, azeites e pão. Tudo que eu gosto! O ambiente é moderno, com uma charmosa lareira e um enorme e simpático cachorro.


Foto: De Malas Prontas


Thelema: sem dúvida a vinicola com o cenário mais bonito. A área da degustaçao tem como fundo as montanhas e você pode optar por se sentar dentro em um balcao próximo aos sommeliers ou em um deck externo. Aqui conhecemos um incrível vinho de sobremesa.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas

Zorg Vliet: Nessa vinícola degustamos vinhos harmonizados com queijos e azeitonas, em uma sala de madeira antiga com uma lareira super aconchegante. do lado de fora, em uma área verde, a Alice pode se divertir também no parquinho.


Foto: De Malas Prontas
Foto: De Malas Prontas


Boschendal: a última parada foi na tradicional vinícola Boschendal, que é uma das mais antigas do país e uma das mais famosas da região. Aqui nós provamos 5 vinhos.


Foto: De Malas Prontas

Comentarios


bottom of page