Stellenbosch, Vinícolas do Cabo, África do Sul
- renatabarrosmsouto
- 1 de mar. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
Se você, assim como eu, não dispensa um bom vinho, acompanhado de uma culinária sofisticada e deliciosa, então não deve deixar Stellenbosch de fora de sua visita à África do Sul.
Localizada a 40 minutos de Cape Town, Stellenbosch forma, junto com as vizinhas de Paarl e Franschhoek, uma região conhecida como Cape Winelands, a maior região produtora de vinhos da África do Sul. O vinho mais importante nesta região é a pinotage que é resultado do cruzamento das uvas Pinot Noir e Hermitage e foi desenvolvida na África do Sul, em Stellembosch, em 1925.
Um passeio muito legal e que vale muito a pena fazer, para quem gosta de vinho, é degustar nas vinícolas. E visto que Stellenbosch está localizada próxima da Cidade do Cabo, dá até para fazer um bate e volta mas eu recomendo que você durma ao menos 1 noite e aproveite a hospedagem em uma das vinícolas.
Em Stelenbosch existem muitas vinícolas abertas para degustação. Algumas delas também sāo hotéis. Nós optamos por nos hospedar na Spier que possui uma excelente estrutura e atrações para a família toda.


Para quem está viajando com crianças, vale dizer que além do kids club, o Spier possui ainda um centro de estudo de aves chamado Eagle Encounters. Você poderá ver as aves em exposicão e tocar em corujas. Tem um parquinho com pequenos animais soltos (tartarugas, avestruzes, patos, coelhos) para a diversão das crianças. Assistimos a uma apresentação onde os treinadores fazem as aves voarem e pousar nas mão das pessoas que estão na platéia. Bom programa para quem está com crianças.



O hotel possui bicicletas à disposiçāo dos hóspedes para passeios pela propriedade e vinhas. O passeio também pode ser feito com locação de Segways.
A gastronomia do hotel é excelente. Existem diversos restaurantes. O Eight, que só utiliza ingredientes frescos, produzidos na própria Spier ou de pequenos agricultores locais.
O Picnic, que serve diversas opções de comidas (e vinhos, claro!) para você montar sua cesta de picnic e degustá-la no lado externo em mesas espalhadas sob as árvores. E o HogHouse Bakery & Café.





Dentro da propriedade da vinícola tem um Craft Market (feirinha) onde você poderá comprar artesanato típico da África do Sul.
Nos jardins ao redor do hotel estão expostas algumas esculturas e instalacoes de artistas locais.
Além de todas estas atrações, a Spier possui (claro!) a degustação dos vinhos produzidos por ali. Selecionamos a opção de 6 vinhos, acompanhados de queijos.



Tour em outras Vinícolas
Para fazer o tour nas vinícolas utilizamos um serviço chamado Vine Hopper, que te pega no início da manhã no hotel e tem uma rota com 5 vinícolas pré determinadas. Assim você bebe vinho a vontade e não se preocupa em ter que dirigir! As vinícolas que visitamos foram (rota Eastern route):
Lanzerac: A sede onde ocorre a degustação é uma casa de fazenda clássica. Aqui degustamos 5 vinhos. A área da vinícola é muito bonita. Logo na entrada tem um corredor de arvores que estavam com as folhas amareladas formando uma paisagem lindissima.


Neil Ellis: Aqui os vinhos foram harmonizados com uma grande tábua de queijos, presuntos, azeitonas, geléia, azeites e pão. Tudo que eu gosto! O ambiente é moderno, com uma charmosa lareira e um enorme e simpático cachorro.

Thelema: sem dúvida a vinicola com o cenário mais bonito. A área da degustaçao tem como fundo as montanhas e você pode optar por se sentar dentro em um balcao próximo aos sommeliers ou em um deck externo. Aqui conhecemos um incrível vinho de sobremesa.


Zorg Vliet: Nessa vinícola degustamos vinhos harmonizados com queijos e azeitonas, em uma sala de madeira antiga com uma lareira super aconchegante. do lado de fora, em uma área verde, a Alice pode se divertir também no parquinho.


Boschendal: a última parada foi na tradicional vinícola Boschendal, que é uma das mais antigas do país e uma das mais famosas da região. Aqui nós provamos 5 vinhos.

Comentarios