Suiça
- renatabarrosmsouto
- 30 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2022
Não sei vocês, mas antes de conhecê-la, quando eu ouvia falar na Suiça vinha à cabeça Alpes, queijos, relógios e bancos. Quando fui visitar este pequeno país, vi que ele faz jus a estes clichês todos. Mas é muito mais! A Suíça é um país maravilhoso, que conta com paisagens surpreendentes e eficiência + civilidade de dar inveja.
A Suiça faz fronteira com a Alemanha, França, Itália e Austria. Cada parte do país tem uma influência cultural, linguística e arquitetônica dos países de fronteira e por isso a Suíça é tão diversa. Você está na estrada indo de uma cidade a outra, as placas de sinalização estão em fracês e do nada, elas surgem em alemão!
Fiquei espantada com o silêncio e a limpeza nas ruas. E em constatar que os carros param assim que você coloca os pés fora da calçada. Pude ver muitas vaquinhas com sino no pescoço que são tão lindas, que parecem até saídas de um comercial de chocolate. E elas são o sinal da produção dos deliciosos queijos e iogurtes, que de tão perfeitos são vendidos em potes de cerâmica. A relojoaria é outra forte indústria do país que é sede de organizações internacionais e se destaca entre os maiores centros bancários do mundo.
Nós fomos a Suiça para visitar amigos muito queridos, que foram nossos guias para explorar o país em inesquecíveis dias de primavera.
O que visitar:
GENEBRA
É no lago Genebra que está localizado o Jet D ´Eau, uma das maiores fontes do mundo, com jatos que sobem a 140m de altura. Almoçamos na Place du Bourg-de-Fours, um dos pontos mais badalados de Genebra, com muitas lojas e restaurantes. Conhecemos também o Jardim Anglais, com o famoso relógio de flores, um dos ícones da cidade. A famosa neutralidade suiça criou em Genebra uma comunidade de expatriados poliglotas, que trabalham em agências internacionais como a Cruz Vermelha e as Nações Unidas.




LAUSANNE
Lausanne é a quinta maior cidade da Suiça e está lozalizada às margens do maior lago da Europa, o Lac Léman. Do outro lado estão os Alpes franceses. O resultado são paisagens deslumbrantes em todos os ângulos da cidade!
Seu centrinho histórico é fofo, com lojas e cafés. Não deixe de ver o relógio com o cuco e soldadinhos de madeira. O Museu Olímpico , foi aberto em 1993 e reflete o espírito dos jogos de esportes que trazem as nações.






GRUYERES
Gruyeres possui um Castelo (Château de Gruyéres) medieval cercado pelos alpes, aberto à visitação. Depois de explorar todo o interior do castelo, não deixe de ir na área externa ao fundo do castelo, um gramado com uma vista maravilhosa dos alpes, convida para uma pausa e até um picnic. Não deixe de explorar a encantadora vilazinha medieval com lojas, restaurantes e cafés. No Le Chalet Café provei o creme de gruyere com framboesas. De comer rezando.










MONTREUX
Montreux sedia um dos festivais de jazz mais importantes do mundo. Ela está às margens do belíssimo lago Genebra e tem os Alpes como pano de fundo.
Destaque para a estátua erguida em 1996 em homenagem ao Freddie Mercury, vocalista do Queen, que residiu em Montreux após descobrir que estava com AIDS. A estátua esta localizada na Place du Marché, às margens do Lago Genebra.




LUCERNA
Lucerna está situada nas margens do rio Reuss e banhada pelo Lago dos Quatro Cantões. A língua oficial é o alemão e a influência cultural e arquitetônica também vêem deste país de fronteira. Ela tem um charmoso centro medieval, prédios seculares e ruazinhas estreitas. Ao caminhar pelas ruas, os olhos são atraídos na direção do colorido das fachadas com pinturas fascinantes, uma tradição da cidade.
No lago Lucerna tem a Kapellbrucke, a ponte em madeira mais antiga da Europa e a principal atração da cidade. Originalmente fazia parte do sistema de defesa de Lucerna, bem como a Wasserturm, a torre octagonal colada a ela.
Em 1993 as chamas provavelmente provocadas por um cigarro, destruiram dois terços da estrutura da ponte. Em seu interior restaram apenas 25 telas triangulares, que retratam cenas da história e mitologia da cidade.
Visitamos o Museu do Transporte (Museum Erwachsene) que é enorme, moderno e criativo. A seção dedicada aos trens, possui diversas locomotivas em exposição. Vale a visita!









ZERMATT
Zermatt fica no Sul da Suíça, fazendo fronteira com a Itália e é um dos destinos de neve mais procurados no país. Lá você vai encontrar casas em estilo alpino, chocolates por todos os lados, montanhas nevadas, restaurantes charmosos.
O Matterhorn, a montanha mais famosa de Zermatt e que é também um símbolo do país, está estampado nas embalagens do Toblerone. Mesmo que você nao esquie, vale subir montanha acima e visitar o Matterhorn Glacier Paradise. Na subida pode ter a dimensão da estrutura das pistas de esqui, além de uma visão maravilhosa das montanhas. Lá em cima existem algumas atrações como um observatório, um restaurante e o Palácio de Gelo.
Passeie pela vila e prove as deliciosas barras de chocolate. Passei muito frio, mas valeu a pena! Nada que um bom chocolate quente e trufa de chocolate com recheio de wisky não amenizasse.











Comments