top of page

São Petersburgo, Rússia

  • renatabarrosmsouto
  • 5 de mar. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2022


São Petersburgo é a segunda maior cidade russa, e a cidade que recebe mais turistas em todo o país. Talvez seja porque ela parece mais “européia” e mais cosmopolita que a capital Moscou.

É também um grande porto de entrada para a Rússia, com muitos navios turísticos atracados diariamente.



O que visitar:


Museu Hermitage É um dos maiores museus de arte do mundo e sua vasta coleção (de mais de 3 milhões de peças) possui itens de praticamente todas as épocas, estilos e culturas da história russa, européia, oriental e do norte da África.


Organizado ao longo de dois séculos e meio, o acervo do Hermitage está distribuído em dez prédios, situados ao longo do rio Neva, dos quais sete constituem por si mesmos monumentos artísticos e históricos de grande importância. Neste conjunto o principal é o Palácio de Inverno, que foi a residência oficial dos Czares desde sua construção até a queda da monarquia russa. Imperdível também a área dos Impressionistas.




Igreja do Sangue Derramado

A Igreja do Sangue Derramado, também conhecida como Igreja da Ressurreição, é dos cartões postais mais bonitos de St. Petersburgo, toda colorida, foi construída em 1881 em memória à Alexandre II. Na época soviética permaneceu fechada e na 2ª Guerra virou depósito de batatas!

Após 27 anos de restauração foi reaberta em 1997, e é uma maravilha, com arquitetura barroca e neoclássica, são 7.500 m2 em mosaicos, com ícones de figuras religiosas.










Fortaleza de Pedro e Paulo

A Fortaleza de Pedro e Paulo é a cidadela original de São Petersburgo. Desenhada por Domenico Trezzini e fundada em 1703, idealizada por Pedro, o Grande. A fortaleza contém diferentes edifícios, entre eles a Catedral de Pedro e Paulo, onde estão enterrados os czares Pedro, o Grande e Nicolau II.

Explore todo o complexo. Das margens do rio você tera uma bela visão da cidade.





Catedral do Santo Isaac

A Catedral de Santo Isaac, padroeiro de Pedro, o Grande, é a mais suntuosa e grandiosa das igrejas de São Petersburgo, com 101,5 m de altura, fácil de identificar com uma grande cúpula dourada. Foi construída ao longo de 40 anos, entre 1818-1858. Na decoração da Catedral de Santo Isaac empregaram-se 14 tipos de mármore. Revestido de granito, e o interior, paredes e chão de mármores russos, italianos e franceses, e colunas revestidas de malaquita e lápis-lazúli. Para dourar a cúpula, inspirada na St. Paul´s Cathedral de Londres, com 21,8 m de diâmetro, foram utilizados 100 kg de ouro.

A catedral tem quase 400 obras entre esculturas, ícones, afrescos e mosaicos e capacidade para 14 mil pessoas. Desde 1931 é um museu com obras de arte do séc. XIX, tendo sido museu do ateísmo na época soviética. Para quem se animar, a escadaria tem 262 degraus, mas a vista compensa.




Fabergé Museum

Para os apaixonados pelo famosos Ovos de Fabergé, este museu inaugurado em 2013, é uma preciosidade, que reúne a maior coleção de trabalhos de Carl Fabergé no mundo, realizados principalmente na disnatia Romanov; (encomendas de Alexandre III e Nicolau II) além de 9 ovos de Páscoa, o acervo também mostra jóias e peças decorativas.




Peterhof

É palácio de Pedro, o Grande. Originalmente Peterhof, que significa "Corte/Jardim de Pedro", é um conjunto de palácios e jardins, conhecido como a "Versailles Russa”.

Está situado próxima à São Petersburgo (20 km), com vista para o Golfo da Finlândia, um braço do Mar Báltico. Assim como todo o Centro Histórico de São Petersburgo, o Peterhof faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Dentro do palácio existem inúmeras salas, uma mais espetacular que a outra. Mas o destaque fica para o maravilhoso parque, repleto de jardins e fontes. A maior e mais bonita fonte de todo o parque, chamada de "A Grande Cascata", prolonga-se por um grande canal até o Mar Báltico.




Tsarskoye Selo (Palácio de Catarina)

O Palácio de Catarina, criado em 1710 por Catarina, mulher de Pedro, o Grande, o primeiro imperador russo, e mais celebrado da dinastia dos Romanov, teve obras iniciadas pela filha Isabel (Elizabeta). É um palácio Rococó da Rússia, que serviu de residência de verão aos Czares. Ricamente decorado, possui salas riquíssimas em detalhes e luxo. A Sala de Âmbar é impressionante, inteiramente revestida de painéis com pedaços de âmbar, foi saqueada pelos nazistas na 2ª Guerra e sua restauração durou 24 anos. Localizado na cidade de Tsarskoye Selo, a 25Km a sudeste de São Petersburgo, foi a 1ª cidade da Europa a ter energia elétrica. Imperdível!!




* Para estas duas últimas atrações contratamos uma guia local que falava portugues, a Nadya. Achamos ela através de uma agencia chamada St Pete Private Tours. Além da guia, um carro com motorista esteve a nossa disposiçao.

Super recomendo.



Museu da vodka

A exposição detalha cronológicamente a criação da bebida alcoólica russa. Você poderá ver quando e onde a vodka foi inventada, como a bebiam, o que comer de acompanhamento, e quando se fez o primeiro monopólio da sua produção. Degustaçāo inclusa.




Restaurantes:


Marketplace:

Rede bacana. boa comida, preço bom e ambiente descolado.

Nevskiy Ave., House 24

Nome local Маркетплейс

Endereço local Невский проспект, д. 24, 191186


Terrassa:

Restaurante no topo de um prédio, bem atrás da igreja de Kazan, tem um vista linda.

Kazanskya, 3, tel. 937-6837

Nome local Terrassa

Endereço local Казанская ул., д. 3А, 191186





KE - Kupetzelisevs:

O café mais lindo de São Petersburgo, todo Art- Nouveau, um show!! Chás maravilhosos e patisserie deliciosa, até difícil escolher.




Stroganoff Steak House: Provar o verdadeiro "stroganoff" é obrigatório! Super gostoso e o strogonoff é divino! Tem que pedir "Beef Stroganoff Original ".

4, Konnogvardeysky Boulevard Nome local Строганов Стейк Хаус Endereço local Конногвардейский бульвар, д. 4, 190000



L'Europe Restaurant:

Ambiente lindo, classudo, com atendimento impecável e comida excelente. Música ao vivo. Não deixem de provar a degustaçāo de caviar.

Mihaylovskaya St, House 1/7 | Grand Hotel Europe,

Nome local Ресторан "Европа"

Endereço local Михайловская ул., д. 1/7, Гранд Отель Европа, 191011








Hospedagem

Em St. Petersburgo ficamos hospedados no Hotel Corinthia localizado no meio da Nevsky Prospect. Hotel bonito, staff atencioso, café da manhã farto. E nossa tarifa ainda nos dava acesso a um andar com um café da manha especial e happy hour. Excelente. Sem falar que a localizaçāo era previlegiada. Super recomendo.


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page