top of page

Trancoso, Bahia

  • renatabarrosmsouto
  • 13 de jun. de 2023
  • 6 min de leitura


Um dos vilarejos de praia mais exclusivos do Brasil, Trancoso está localizada na região sul da Bahia e é o destino ideal para quem gosta de praia e ponto final. Lá, é possível encontrar praias isoladas para quem gosta de sossego e tranquilidade, mas também bastante infraestrutura e agito para os mais baladeiros.



Foto: Soutos no Mundo

Quantos dias?

Para entrar no clima e curtir Trancoso, você precisa de pelo menos 3 dias. Se você gostar, vai querer ficar quantos dias o seu bolso suportar.



Quando visitar?

Trancoso é um destino visitável o ano inteiro.

A alta temporada acontece durante o verão brasileiro, iniciando no final de dezembro e se encerrando pouco depois no carnaval, em março. Com altas temperaturas, dias ensolarados e mais longos, a cidade fica agitada e muito cheia! É nesse momento que Trancoso fica extremamente cara, com pico de lotação durante a primeira quinzena de janeiro.

Durante a baixa temporada, de abril a outubro, o tempo fica mais instável e a cidade bem mais vazia. Nos meses de julho e agosto, Trancoso torna-se um destino que recebe muitos europeus.

Dica: Para encontrar Trancoso mais sossegada e menos cara, programe sua estada entre domingo e 5ª, fora do período de férias ou feriados.



Como chegar?

O destino mais próximo que recebe voos comerciais é a cidade de Porto Seguro. Apesar de bem pequeno, o aeroporto recebe voos durante todo o dia de todos os lugares do Brasil. De São Paulo a Porto Seguro o voo dura cerca de 2 horas e diferentes companhias aéreas oferecem o trajeto ao longo de todo o dia.


Há dois caminhos para sair do aeroporto de Porto Seguro e chegar em Trancoso: pela balsa ou pela estrada.

Com a balsa, via Arraial d’Ajuda, são 30 km do aeroporto até o Quadrado, dos quais 15 km de estrada de terra.

Indo pela estrada, são 72 km do aeroporto até o Quadrado, todo o percurso asfaltado


Para este trajeto (Porto Seguro à Trancoso), existem diferentes opções:

  • Optar pelo serviço de transfer / motorista;

  • Ir de ônibus;

  • Aluguel de carro;

Alugar um carro pode ser uma excelente opção se você quiser conhecer outras praias (Praia do Espelho e a Caraíva, por exemplo), fazer passeios fora da vila. A Localiza possui vans na saída do aeroporto, o que facilita muito a chegada no estacionamento da locadora. Sugiro a locação de um Renegade, da JEEP (ou similar), pois as estradas são de terra e esburacadas.




Hospedagem

Essa é uma região abundante para o turismo e tem opções para todos os gostos e bolsos. Com uma breve pesquisa, você consegue encontrar opções de hostels menos luxuosos, casas para aluguel, resorts incríveis (como o Fasano Trancoso e o Club Med Trancoso), hotéis boutique e também charmosas pousadas.


DICA: Para escolher a melhor hospedagem pra você, tenha em mente qual programação você gostaria de fazer e qual é seu estilo de viagem.


O lugar mais movimentado de Trancoso à noite é, sem dúvidas, o Quadrado. Lá fica o centro histórico do município, com casas antigas e uma Igreja linda em cima de uma falésia. As casas, ao longo dos anos, foram se transformando em lojas, restaurantes e pousadas, e virando o local com maior vida noturna.

Por isso, a escolha foi óbvia de ficarmos hospedados em uma pousada no Quadrado – onde poderíamos sair à noite e aproveitar para beber, sem a preocupação de dirigir, estacionar, etc.

Ficamos hospedados na Pousada Casa da Glória, que conta com apenas 6 suítes exclusivas. A hospedagem é toda familiar, gerida com muito carinho, afeto e axé pela família Grande e agregados. Uma curiosidade é que a Casa da Glória é uma das poucas casas do Quadrado que continua com a família original - casa de uma parteira (Glória) e de um pescador (João Grande) e sua grande família.

Cada processo da pousada é de responsabilidade de um membro da família, e o café da manhã (incluso na hospedagem) é simplesmente o ponto alto do atendimento (que, como um todo, é espetacular!). O café é feito exclusivamente para cada hóspede. Todos os dias nos foi servido:

  • Cesta de pães;

  • Frios;

  • Bolos (menção honrosa para o bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro de capim santo);

  • Bruschetta;

  • Queijo coalho grelhado com banana da terra e melaço;

  • Café;

  • Jarra de suco;

  • Extras: tapioca, crepioca, ovo mexido.

Uma boa dica é fazer um ÓTIMO café da manhã na pousada e depois seguir para as praias, sem necessidade de parar para comer tão cedo de novo.




O que fazer em Trancoso:


Quadrado:

Isolada por quatro séculos, redescoberta apenas nos anos 70 por hippies, o Quadrado possui casinhas que atualmente são ocupadas por pousadas, restaurantes, galerias e casas de temporada.

No mirante, atrás da igreja, é de onde se vê o rio Trancoso encontrando com o mar.

É no fim da tarde que o Quadrado começa a ganhar vida, com as galerias e lojas abrindo, e as mesas dos restaurantes começando a receber movimento. Mas é a noite que o Quadrado mais encanta seus visitantes, com luzinhas que destacam as cores das casas e a Igreja iluminada.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


a vista no mirante atrás da Igreja Foto: Soutos no Mundo


Praias:

Praia dos Coqueiros

Se você gosta de caminhadas na praia, pode ir da Praia dos Coqueiros na direção sul pela areia.

É no canto esquerdo, junto ao Rio Trancoso, onde dá para passar o dia no sossego e com boa infra.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Praia dos Nativos

Com 3,5 km de extensão, a Praia dos Nativos vai da margem norte do Rio Trancoso à margem sul do Rio da Barra. O trecho mais movimentado, é o mais próximo da vila e uma ótima opção para curtir com conforto é o Zé Barbudo Lounge.


Foto: Soutos no Mundo


Praia do Espelho

A Praia do Espelho é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Para chegar nela, de carro, são 25 km — dos quais, 20 km em estrada de chão - em um trajeto de 45 minutos.

O ponto mais gostoso da praia para ficar é o canto esquerdo, que tem o nome oficial de Curuípe e na maré baixa, o mar forma pequenas piscinas naturais. Há barracas de praia bem estruturadas, mas, como em Trancoso, elas também cobram consumação mínima.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Observação de Baleias Jubarte

No período de julho a outubro as baleias Jubarte vem da Antártica e escolhem as águas mornas do litoral de Arraial D´Ajuda para reproduzirem e terem seus filhotes.

As Jubartes possuem cerca de 16 metros de comprimento, pesando até 40 toneladas e são conhecidas como baleias cantoras. Um estudo divulgado pelo Instituto Baleia Jubarte estima que 25 mil delas passaram pelo país no segundo semestre de 2022 (havia 2 séculos que o litoral brasileiro não via tanta jubartes).


A observação das baleias só é possível de ser feita de barco, por meio de passeios oferecidos por agências de turismo local.

O passeio tem embarque em Porto Seguro ou Arraial (melhor opção para quem está em Trancoso) e tem duração média entre 4 e 5 horas.

Supervisionado o tempo todo por um profissional especializado em biologia marinha, que relata hábitos, curiosidades sobre o comportamento e história das belas gigantes Jubartes.

Impossível não se emocionar.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo



Fizemos este passeio com a empresa Baleia a Vista.


Dica:

Evite bebidas alcoólicas na noite anterior ao passeio. Tome um café da manhã leve. Se você enjoa com facilidade, sugiro tomar um medicamento um pouco antes do embarque. Não esquecer de levar celular, binóculo, protetor solar e um chapéu ou boné.




Onde comer em Trancoso?


Rabanete

O restaurante a quilo é uma das poucas opções abertas para o almoço no Quadrado. As comidas quentes são preparadas no fogão a lenha. Há saladas sortidas e boas sobremesas.


Foto: Soutos no Mundo

Gino Gastronomia

O Gino tem as mesas mais românticas do Quadrado, iluminadas por velas e serve comida italiana.




O Cacau

Em Trancoso desde 1999, em um espaço com bastante verde, bem próximo à igrejinha do Quadrado, o restaurante O Cacau tem cardápio variado, mas com sotaque baiano. Não deixe de pedir os mini-acarajés de entrada, o bobó de camarão e/ ou as moquecas.



Praia das Tartarugas

Este restaurante e beach club está instalado dentro do condomínio Terravista e vale a visita. Suas mesas estão montadas em quiosques no alto da falésia, com vista deslumbrante para as praias entre o Arraial d’Ajuda e Trancoso. Um túnel leva os visitantes até a praia, praticamente privativa.

Você escolhe seu almoço ao chegar, então desce para a praia e sobe para o restaurante na hora marcada. Na praia há bar montado e servem petiscos (ceviche, dadinhos de tapioca, lula à dorê). No cardápio do restaurante tem pratos elaborados com diversas opções incluindo frutos do mar. A consumação mínima começa em R$ 150 por pessoa. É preciso ter reserva confirmada para passar pela guarita.


Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo

Foto: Soutos no Mundo


Importante: Este post teve a contribuição da Isabelle Piccolo.

Comments


bottom of page