Tóquio - Japão
- renatabarrosmsouto
- 22 de fev. de 2021
- 7 min de leitura
Atualizado: 18 de mai. de 2022
Tóquio, uma das maiores cidades do mundo, é intensa e vibrante. Uma capital organizada e limpa, onde milhares de pessoas circulam e se respeitam. Uma cidade única, que mistura o tradicional e o moderno.
Quando ir
A melhor época para visitar o Japão é durante a primavera ou outono onde as temperaturas estão mais agradáveis. Vale a pena visitar o Japão na primavera e ver o espetáculo das cerejeiras? Pasmem mas eu acho que não. Alám do valor da hospedagem ser altissimo, tudo estará super lotado. Sabe aquela foto perfeita das cerejeiras que você viu no Pinterest? Impossivel tirar uma bela foto sem uma cabeça ou um pau de self no enquadramento! Claro que as cerejeiras em flor sao lindas… Mas, realmente vale pensar o quanto você está disposto a enfrentar a multidão. Outro ponto importante a ser considerado é que a cerejeira óo fica florecida por uma semana (a qual é prevista mas natureza é natureza, ne?). Então você ainda tem que dar sorte de estar lá nesta semana…
>> Não deixe de conferir o post dedicado especialmente às cerejeiras. <<
Onde se hospedar:
Nós ficamos hospedados no Hyatt Regency em Shinjuku e recomendamos. O hotel é muito bem localizado, próximo de estação de metrô e ainda possui serviço de shuttle para a Estacão de Shinjuko que será o ponto de partida para seus passeios. Também está bem pertinho daTokyo Government.
Transporte:
O metrô de Tóquio é limpo, rápido e eficaz! Esta é a melhor forma de percorrer a cidade. Dependendo da quantidade de dias que você for ficar, vale a pena comprar um passe semanal de transporte. O que mais me chamou a atenção no metrô foi ´silêncio dentro dos trens. Mesmo nos horarios de pico é um silencio absoluto. Sinal da educação e civilidade dos japoneses
Limpeza:
As ruas e espaços públicos são impecavelmente limpos, ainda que as lixeiras sejam raras. A ponto de você celebrar quando encontra uma, após ficar segurando sua garrafa vazia de água por mais de 15 minutos. Tenha sempre uma sacolinha pra guardar o seu lixo.
O que visitar:
Santuario Meiji
O santuário xantoísta é o mais importante da religião em Tóquio. Essa é a religião nativa do Japão e tem como centro as divindades Kami que regem todas as coisas da natureza. Nos santuários há sempre locais onde tábuas votivas e talismãs chamados de “omamori”, são pendurados para trazer sorte nas provas escolares, no trabalho, na família, nos relacionamentos, etc.
Depois de passar pelo tori de entrada, o portão xintoísta que sinaliza a entrada do santuário, percorre-se uma avenida de cedros ate chegar em muro com centenas de barris de saquê. Logo a frente está o templo que foi totalmente destruído durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, Com donativos recebidos de todo o país (e até do exterior) foi totalmente reconstruído em 1958.




Harajuko
Harajuku ficou famosa no início dos anos 90, graças ao grande número de artistas de rua e jovens com roupas extravagantes que se reuniam aos domingos até o final da década. Quando voçã chegar na Estacao de metrô do bairro nao tem muito como não ver a quantidade enorme de pessoas e turistas por lá, dai é só seguir o fluxo. Tá todo mundo indo para Takeshita Dori, a principal rua de Harajuku.
Eu esperava ver muito cosplays, mas no dia em que fomos não tinha. Mas tinha muitos jovens com cabelos coloridos e roupas um tanto diferentes, e uma infinidade de lojas de roupas e acessórios esquisitos.

Nesta rua nós aproveitamos para conhecer um Cat Café, que é muito popular em Tóquio. Sao lugares em que o visitante paga por hora para ficar interagindo com gatos. Os mais charmosos ãafés nao permitem a entrada de crianças mas achamos um neste bairro onde minha filha pode se divertir com os gatinhos. Nás visitamos o Harajuku Owl and Bengal Cat Café.
A rua também está repleta de barraquinhas e lojas de guloseimas. Nós provamos o gigante algodão doce com as cores do arco-iris (se prepare para enfrentar fila na loja) e os crepes doces com as mais diversas opções de recheio!


Ainda em Harajuku, visitamos a enlouquecedora loja de brinquedos Kiddy Land que possui 5 andares, sendo 1 andar todo dedicado a Hello Kitty e outro dedicado ao Snoopy.
Shibuya
Não é a toa que ele leva o titulo de cruzamento mais movimentado do mundo! São mega-avenidas que vão se juntando e se amontoando, com sinais de trânsito milimetricamente cronometrados e faixas de pedestres que se cruzam e se sobrepõem em todas as direções possíveis!
Depois de enfrentar o cruzamento (que confesso, da atá uma aflição) siga para o Starbucks (que fica bem em frente ao cruzamento) , compre um café e sente no segundo andar da loja e aprecie o caos de formigueiro humano.

Ginza
Conhecida como a área chique da cidade, possui um dos metros quadrados mais caros do mundo. É onde você pode encontrar diversas lojas de departamentos. O bairro tem alguns marcos que valem a pena prestar atenção, como é o caso da loja de departamentos Wako, que ocupa a principal esquina de Ginza, com seu relógio Seiko no topo da torre, é a loja mais histórica e antiga de Tóquio. Neste bairro estão as flagships (vale entrar para conhecer) da Shiseido e Sony.


Avistou uma fila? Pois é, os japoneses adoram uma. É a minúscula loja belga Manneken, de waffles. Lanchinho bom para o meio da tarde.
Vale visitar a incrível Papelaria Itoya. São 11 andares com os itens mais interesantes que você puder imaginar. Não deixe de ver as micro esculturas de papel e a sessão de carimbos.
Também visitamos a Hakuhinkan, uma das mais antigas lojas de brinquedos do Japão, fundada em 1899. São seis andares repletos de brinquedos, Dos mundialmente conhecidos, até os bastante diferentes dos ocidentais, muitos deles baseados nos personagens de olhos grandes que são a marca principal dos mangás e animês japoneses.
Mercado de Tsukiji
É o maior mercado de peixe do mundo e também é uma das atrações turísticas da cidade. Você não precisa madrugar para conhecê-lo (a não ser que você faça questão de ver o leilão de atum). Mas não deixe de chegar cedo (por volta das 9h da manha) e conseguir ver as mais diversas variedades de peixe – e de provar sashimi cortado na hora! Mais fresco impossível!
A área exterior é composta por ruelas cheias de restaurantes especializados em sushi e frutos do mar, lojas com equipamento de cozinha, etc. Vale visitar – e enlouquecer – com as louças japonesas!



Palacio Imperial
Este palacio fica bem no meio de um imponente parque, cercado por um lago artificial, é onde a família Imperial do Japão ainda mora. Infelizmente não é aberto a visitação, então voce só conseguirá vê-lo de longe.
Shinjuko
O bairro de Shinjuku possui prédios altíssimos e modernos (a maioria de escritórios e hotéis) mas, o bairro também tem uma área que ferve durante a noite com cinemas, karaokes, casas de strip-tease e clubes de jazz.
A Shinjuku Station é a maior estação do mundo, por onde circulam diariamente mais de 2 milhões de pessoas. A estação é enorme, cheia de lojas e infinitas saídas.
Visite o edifício Tokyo Government. No alto desse enorme prédio existe um observatório aberto ao público de onde se tem uma bela vista da cidade. Se o tempo estiver limpo é possivel ver o Monte Fuji no horizonte.
Visite o bairro à noite para ver o festival de luzes neon e as milhares de telas de LCD passando propaganda. É vibrante, parece que a gente está dentro de um filme. Bem Japão.



Parque Ueno + Zoo
É enorme. O parque tem um lago com pedalinhos, um zoológico, um pagode de 5 andares, tem uma parte do templo kanei-ji e o santuário Tosho-gu. Além disso, o parque Ueno ainda tem dois museus: o Museu Nacional de Ciências e o Museu Nacional de Tóquio.
Visitei apenas o zoologico porque o parque estava incrivelmente lotado por conta das cerejeiras. Do tipo impossivel de circular. No zoológico você pode ver de perto pandas lindos comendo, dormindo e brincando.

Sky Tree
Com seus 634 metros é possível visualizar toda Tóquio e, se estiver sorte, até o próprio Monte Fuji. Essa é a torre mais alta do Japão e a terceira maior estrutura do mundo, perdendo apenas para o Burj Khalifa em Dubai e a Torre de radio de Varsovia. Compre o ingresso com antecedencia. As filas sao grandes. No andar de observacao tem uma area com o chao de vidro – muito aflitivo de se caminhar sobre – e um café/restaurante que me pareceu caro para a qualidade da comida oferecida.
A torre fica sobre um shopping com diversas opções de restaurants e lojas.



Asakuza
O Senso-ji é o templo mais antigo de Tóquio, e um dos lugares mais visitados pelos turistas na cidade. Sendo muito turístico, fica bem lotado principalmente nos finais de semana. Além do templo propriamente dito e da pagoda de cinco andares, há todo um complexo com templos menores, jardins, etc.
Ao redor do templo tem uma feirinha repleta de souvenirs e barracas de comidas e doces.




Akihabara
Se você é um amante de aparelhos eletrônicos, você precisa visitar Akihabara. Lá é possível encontrar de tudo, desde a última tecnologia lançada até acessórios e câmeras de segurança.O seu preço é um dos motivos por possuir tanta procura, além da grande variedade de modelos. O bairro também é conhecido por possuir tudo que é colecionável para quem gosta de mangás e animês.
Museu Edo
O Edo-Tokyo Museum traça os 400 anos de história de Edo, por meio de maquetes, réplicas, xilogravuras e mapas originais ou recriados. A exposição permanente exibe os lares tradicionais, a evolução do estilo de vida e muito mais.
E para nossa surpresa, a rua do Museu estava repleta de cerejeiras floridas e sem a multidao!

Disney
Para quem viaja com criança vale a pena reservar um dia para a diversão na Tokyo Disneyland ou na DisneySea, os dois parques temáticos da Disney na cidade. Nos escolhemos o DisneySea já que este só exite aqui no Japão.
A DisneySea é um parque dedicado aos desenhos mais "aquáticos" da Disney. Tem uma área dedicada a Ariel, a Pequena Sereia, a qual a minha filha era apaixonada (Mermaid Lagoon), uma área dedicada a 20.000 léguas submarinas, uma área para o Alladin, uma área dedicada ao Toy Story e outra para o Indiana Jones. Mas também tem os tradicionais Torre do Terror, Nemo, etc. Demos azar pois no dia em que fomos o parque estava lotado. Com filas gigantescas não so para os brinquedos mas também para os restaurantes e até para comprar pipoca!
Aliés, as pipocas foram a ótima surpresa! Neste parque cada carrinho vende um sabor de pipoca diferente (sinalizados inclusive no mapa) e em baldes colecionáveis que além de serem lindos, vem com uma alça para você carregar feito bolsa. Ai é só comprar o refil da pipoca e encher seu balde/bolsa!
Émuito fácil ir de trem para a Disney. Rápido e para na porta, literalmente.


Comments